• Google+
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
  • facebook
  • FourSquare
  • twitter
  • snapchat
  • WhatsApp

Fale conosco

0800-647-4003

segunda à sexta-feira
das 8:00 às 21:00h

Imprimir

04/09/2015 13:31:00

Expedição Araguaia: um roteiro de amizade e amor pela natureza

Tuili Freitas

“Bora catar lixo no rio?” Foi assim que convidei um grupo de amigos da Faculdade durante uma tarde de estudo. Claro, que a primeira reação foi a de tirar o corpo fora e inventar desculpas esfarrapadas.

Depois de um longo silêncio e uma rodada de tereré, soltei: “Uma pena, vai ser muito ruim descer o rio de chalana, admirar a natureza, conhecer as Pousadas Água Santa e Cristal, sem companhia.”

Kalil foi o primeiro:

-Ganhou na mega sena?

Em seguida Paola disse:

- Nem que me paguem, porque sou alérgica a insetos.

- Você pode usar repelente! Solucionou Ana, que questionou: “que passeio é esse?”

“Vocês não estão sabendo da Expedição Araguaia?” perguntei com uma cara de espanto.

Eliseu não se conteve:

- Não uai! Somos obrigados?, resmungou.

“Bem, a Expedição Araguaia é um projeto que abrange várias vertentes ligadas ao meio ambiente e a qualidade de vida.” fiz a introdução.

- Explica melhor, por favor. Interessou-se Paola.

“Certo Paola, vamos lá: a ideia inicial do grupo era retirar os lixos do rio que poluem os mananciais da nossa região: Araguaia e Garças. Para isso, seria necessário providenciar embarcações, sacos de lixo e, principalmente, disposição e mão- de-obra. Mas, sabemos que ninguém se sentiria motivado a sair de casa só para tirar lixo do rio, não precisamos ir longe, vocês foram prova disso há alguns minutos (risos). Peguei fôlego e continuei, interrompendo qualquer comentário precoce:

Foi ai, gente, que surgiu a parte recreativa da história, que conta com a ONG Araguaia Convention e Visitors Bureau Região Encontro das Águas, com as Prefeituras dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Aragarças e Araguaiana e com o grupo de esportistas e de voluntários da região. A ideia é fazer os participantes contribuírem tanto para o meio ambiente, quanto para o bem-estar e qualidade de vida, de modo geral. Além de curtir a natureza e admirar os animais, a organização oferece todas as refeições e estadias, em barracas ou apartamentos para todos os inscritos. Mas, o melhor, na minha opinião é a noite Cultural, no sábado e o Luau, no domingo. Ufa!E então, mudaram de ideia?”

- Eu topo, não ia fazer nada mesmo. Disse Kalil.

- Onde fazemos a inscrição? Perguntou Ana, que motivou a Paola a ir também.

“No site do evento vocês vão encontrar tudo! Desde a inscrição até a história do projeto e, muitos mais”, adicionei a informação.

- Acabei de curtir a página no facebook, parece que vai ser bom mesmo, também vou! Disse Eliseu, hipnotizado pela tela do celular.

-Vamos Paola! Dissemos em coro.

Ela olhou para um lado, pensou um pouco e depois de um longo silêncio disse: “alguém tem que cuidar de vocês, né!”

Av. Antônio Francisco Cortes, 2.501
Setor Cidade Universitária • Barra do Garças-MT
Fone: (66) 3402-3200

Desenvolvimento

Araguaia Networks