• Google+
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
  • facebook
  • FourSquare
  • twitter
  • snapchat
  • WhatsApp

Fale conosco

0800-647-4003

segunda à sexta-feira
das 8:00 às 21:00h

Imprimir

02/06/2017 18:42:00

Curso de Pedagogia realiza Projeto de Conscientização em Escola Municipal

Alysson Cavalcante

Na tarde de quinta-feira (01/06), acadêmicos do 5° semestre do curso de Pedagogia da Faculdade Cathedral, realizaram um Projeto Interdisciplinar de combate ao mosquito Aedes Aegypt,(transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya  e zika vírus), na Escola Municipal Moreira Cabral, localizada no bairro Anchieta, em Barra do Garças – MT.

O Projeto denominado “Aedes Aegypt: Um Pequeno Grande Inimigo”, foi desenvolvido por acadêmicos de Pedagogia (28 no total), sob a orientação das professoras Franscisneire, Mariah e Thereza Cristina, que escolheram a Escola Municipal Moreira Cabral como local de realização da ação. A escolha se deu pelo alto índice de casos de pessoas que contraíram o vírus da dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito, nas proximidades da Escola. Na maioria dos casos, as vítimas eram crianças, com idade entre 0 e 10 anos.

Os acadêmicos desenvolveram atividades de conscientização e prevenção com as crianças do 5° ano do Ensino Fundamental. Para dinamizar a apresentação, os graduandos em Pedagogia se fantasiaram de mosquito, levando diversão/descontração para os pequenos.  Ao término das atividades, os acadêmicos fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro, para entregar aos moradores, folhetos informativos e uma muda da planta Clotalária, um repelente natural contra o mosquito.

A acadêmica Janaína Simões Sousa, do 5° semestre de Pedagogia, ressaltou que a ação foi muito proveitosa: “é extremamente importante transmitir informações como as do Projeto que desenvolvemos com essas crianças, pois é por meio delas, que podemos conscientizar os pais sobre os cuidados necessários para que o mosquito Aedes Aegypt não se reproduza. E também podemos ter a satisfação de contribuir com a educação dessas crianças, com o intuito de torná-las adultos conscientes do seu papel de cidadão num futuro próximo”, afirmou Janaína.

“Esse tipo de Projeto é de grande valia para os acadêmicos do curso de Pedagogia, pois os aproxima da futura prática pedagógica, propiciando o contato corpo a corpo com as crianças e mostrando os desafios da profissão, que mesmo com as adversidades, é muito prazerosa”, disse a professora Thereza Cristina. “Vale ressaltar que fomos muito bem recebidos pela coordenação e pela direção da Escola Municipal Moreira Cabral, que demonstraram entusiasmo, respeito e boa vontade”, finalizou a professora.

Projetos Interdisciplinares como esse, são de suma importância para os acadêmicos, pois possibilitam a aliança da teoria aplicada em sala de aula, com o exercício da prática profissional, além de contribuírem para a conscientização da população local, acerca de temas de extrema relevância, como saúde por exemplo.

Av. Antônio Francisco Cortes, 2.501
Setor Cidade Universitária • Barra do Garças-MT
Fone: (66) 3402-3200

Desenvolvimento

Araguaia Networks