• Google+
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
  • facebook
  • FourSquare
  • twitter
  • snapchat
  • WhatsApp

Pesquise no site com Google

Fale conosco

0800-647-4003

segunda à sexta-feira
das 8:00 às 21:00h

Imprimir

24/05/2018 20:06:00

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Cathedral desenvolvem protótipos de pontes com palito de madeira

Alysson Cavalcante

Acadêmicos do 4º semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade Cathedral, desenvolveram protótipos de pontes com palitos de madeira (picolé), como requisito de avaliação parcial da disciplina de Mecânica dos Sólidos, sob a supervisão do professor Wagner Aguiar.

Os acadêmicos estudaram em sala de aula, a teoria necessária para manter corpos rígidos em equilíbrio de translação e rotação. Para isso, utilizaram conceitos de Física, Álgebra Linear e Cálculo que, posteriormente, foram utilizados na elaboração e execução de cada protótipo.

Para motivar ainda mais os alunos, o professor promoveu um concurso, dividindo a turma em três equipes. A equipe vencedora seria aquela em que o protótipo suportasse a maior carga de peso.

As estruturas foram projetadas na forma de treliça e apresentados de forma oral. Ao final das apresentações, as pontes foram submetidas ao teste de ruptura onde cargas concentradas foram aplicadas ao centro de cada uma das pontes, utilizando uma barra de ferro e ganchos para suspender uma plataforma de metal com alça, para apoiar anilhas de ferro com pesos variáveis.

A ponte construída pelos estudantes Bruno, Rafael, Lara, Nathália, Eduardo, Whitman Carlos e Wesley, suportou a maior carga entre os projetos apresentados. A estrutura tinha 900 gramas e suportou 77 quilogramas sem flexão e/ou colapso da estrutura. Segundo os cálculos da equipe, o protótipo suportaria até 90 quilos.

O professor Wagner Aguiar, destacou a importância do projeto: “a execução do projeto teve vários pontos positivos, mas o principal foi promover a interação entre os alunos, fazendo com que pudessem compreender a importância do trabalho em equipe, além disso, facilitou a assimilação e a absolvição dos conteúdos aplicados em sala de aula”, destacou Wagner.

O Coordenador do curso de Engenharia Civil, Thiago Leite agradeceu a colaboração da proprietária da Academia Vida Ativa, Larissa Roque, que forneceu as anilhas utilizadas na execução do projeto e parabenizou os acadêmicos, que se empenharam na elaboração dos protótipos.

A Faculdade Cathedral se preocupa e prioriza oferecer aos seus acadêmicos, experiências que sejam vivenciadas na prática, por meio de atividades pontuais, que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, objetivando, assim, formar profissionais de excelência e que  farão a diferença no mercado de trabalho.

Av. Antônio Francisco Cortes, 2.501
Setor Cidade Universitária • Barra do Garças-MT
Fone: (66) 3402-3200

Desenvolvimento

Araguaia Networks