• Google+
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
  • facebook
  • FourSquare
  • twitter
  • snapchat
  • WhatsApp

Pesquise no site com Google

Fale conosco

0800-647-4003

segunda à sexta-feira
das 8:00 às 21:00h

Dados do Curso

Reconhecimento do curso: Autorizado pela Portaria Ministerial nº 1.202 de 11 de maio de 2004, Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 329, 24/07/2013

Área Profissional: Gestão e Negócios

Instituição Responsável: Faculdade Cathedral

Regime de Matrícula: Semestral

Nº de Vagas: 100 vagas anuais, no turno noturno

Carga Horária Total do Curso: 1.750 horas

Tempo mínimo para integralização da carga horária: 2 anos

Tempo máximo para integralização da carga horária: 3 anos

Coordenadora do Curso: Claudia Campos Leite Diello

O Curso Superior de Tecnologia em Marketing visa formar profissional para atuar nas empresas com o objetivo de definir as estratégias de Marketing, responsabilizando-se pelas atividades de planejamento, gerenciamento e operações da comercialização de bens e/ou serviços, para atrair e manter clientes. Os objetivos específicos do curso são:

·Analisar as relações entre a empresa e o mercado de publicidade, para identificar dados e necessidade que o orientarão na elaboração da campanha de divulgação de um produto.

·Formar profissionais que sejam capazes de definir as estratégias de atuação de uma empresa no mercado, estudar as necessidades do cliente, desenvolver produtos e serviços para atendê-los, planejar as formas para vendê-las;

·Planejar as formas de vendas e cuidar da imagem e da comunicação da empresa;

·Obter dados do consumidor, renda, necessidades e hábitos de consumo bem como - avaliar o impacto das campanhas de Marketing sobre ele - preparar profissionais para se tornarem estrategistas de ponta no mercado, municiando-os durante o curso de todas as ferramentas necessárias a um bom desempenho em seus respectivos campos de atuação.

·      Oferecer suporte técnico ao graduando para atuar plenamente no planejamento, organização, supervisão, gerenciamento e direção, atendendo aos dois aspectos fundamentais: a satisfação do cliente e as expectativas da empresa.

O Perfil Profissional do Egresso corresponde a uma base de formação para área de comércio, com especificação de marketing e compreendem questões técnicas, sociais e econômicas, do micro e macro ambientes, identificando oportunidades e ameaças, atuando e auxiliando nos processos de tomadas de decisão, assimilando novas informações com flexibilidade e adaptabilidade intelectual nos vários segmentos do campo de atuação do gestor.

O tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a ser praticados. Atento às constantes mudanças, este profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. Aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais estão diretamente ligados às atribuições deste profissional.

Trabalhar na área de marketing significa apresentar capacidade contínua de identificação e criação de valores com clientes individuais e compartilhamento de seus benefícios de seus benefícios durante o processo de parceria entre a empresa/instituição e os clientes.

A infraestrutura física utilizada pelo Curso de Tecnologia em Marketing conta com 03 laboratórios de informática e salas de aulas com equipamento de multimídia. Em relação à biblioteca, tem um acervo de livros e periódicos que atende às necessidades dos alunos conforme o instrumento de avaliação de curso.

 

REGIME FINANCEIRO

VALOR INTEGRAL DO CURSO: R$501,22

 

O Regime financeiro obedece ao Estatuto da Mantenedora e as disposições do Regimento Geral.

-O pagamento compreender-se-á, em cada semestre letivo, de até 06 (seis) parcelas, sendo que a primeira deverá ser quitada ato da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. As demais (2ª à 6ª parcela) terão desconto de acordo com o benefício concedido ao acadêmico (para pagamento até o dia 08 de cada mês).

-Os acadêmicos, em regime de dependência, adaptação por transferência, com aproveitamento de estudos, etc., terão os pagamentos regulamentados pela Resolução do Conselho de Mantenedores desta Instituição de Ensino Superior.

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MARKETING

SEMESTRES

DISCIPLINAS

CARGA - HORÁRIA

TEÓRICA

PRÁTICA

TOTAL

 

 

 

 

 

I SEMESTRE

Composto de Marketing

80

--

80

Marketing Turístico e de Eventos

80

--

80

Comunicação Visual: Vitrines, Moda e Turismo

80

40

120

Metodologia de Projetos Interdisciplinares

80

40

120

Comunicação Empresarial

80

--

80

Subtotal

400

80

480

 

 

 

 

 

II SEMESTRE

Gestão Empresarial

80

--

80

Comportamento do Consumidor

80

--

80

Gestão de Pessoas

80

--

80

Planejamento de Marketing Estratégico

80

40

120

Técnicas de Compras, Vendas e Atendimento

80

40

120

Subtotal

400

80

480

 

 

 

 

 

III SEMESTRE

Marketing de Relacionamento e Atendimento

80

--

80

Economia e Estratégia de Precificação

80

--

80

Pesquisa Aplicada de Mercado

80

40

120

Comunicação Integrada: Publicidade e Propaganda

80

40

120

Direito Empresarial e do Consumidor

80

--

80

Subtotal

400

80

480

 

 

 

 

 

IV SEMESTRE

Marketing para Micro e Pequenas Empresas Varejistas

80

--

80

Logística, Armazenamento e Distribuição

80

--

80

Optativa

80

--

80

Plano de Negócios

80

40

120

Empreendedorismo e Sustentabilidade

80

40

120

Subtotal

400

80

480

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

TEÓRICA

PRÁTICA

ATIVIDADE

TOTAL

Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS

80

--

--

80

Relações Étnico Raciais e Afrodescendência

80

--

--

Marketing Social, Cultural e Desportivo

80

--

--

Gestão Ambiental

80

--

--

Marketing Político

80

--

--

Consultoria em Marketing de Hospitalidade e Lazer

80

--

--

 

DIMENSIONAMENTO DA CH TOTAL DO CURSO



 

 

HORA/AULA 50’

HORA/AULA 60’

Disciplinas Teóricas

1.600

1.334

Prática

Atividades Práticas

320

266

CARGA-HORÁRIA TOTAL

1.600

Atividades Complementares              

150

       
Av. Antônio Francisco Cortes, 2.501
Setor Cidade Universitária • Barra do Garças-MT
Fone: (66) 3402-3200

Desenvolvimento

Araguaia Networks