• Google+
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
  • facebook
  • FourSquare
  • twitter
  • snapchat
  • WhatsApp

Fale conosco

0800-647-4003

segunda à sexta-feira
das 8:00 às 21:00h

Nossa História

A Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada do Araguaia - FACISA, mantida pelas Faculdades Cathedral de Ensino Superior de Barra do Garças, instalou-se em Barra do Garças - MT, em 2002, com o objetivo de formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento da região do Vale Araguaia e para sua elevação cultural.

Inicialmente com a denominação de UNICEN, a Faculdade, até fevereiro de 2004, foi mantida pela sociedade Mantenedora de Ensino Superior de Barra do Garças. A sociedade civil foi constituída em 16 de maio de 2000, e teve o seu registro arquivado no Primeiro Cartório Notarial e Registral de Cuiabá, sob o Protocolo nº 262.929 e Registro nº 5.166, com a denominação social de Faculdades Integradas do Vale do Araguaia (FIVALE). Em 20 de julho de 2000 houve a primeira alteração contratual dessa sociedade que passou a denominar-se “Sociedade Mantenedora de Ensino Superior de Barra do Garças”, constituída pelos sócios: Haroldo Alves dos Campos, Engenheiro e Administrador; Bismarck Duarte Diniz, Doutor em Direito e Professor Universitário, João Roberto Hacth de Medeiros e Irevaldo Gutierrez Gimenez.

Em 11 de fevereiro de 2004, a então Sociedade Mantenedora de Ensino Superior de Barra do Garças foi dissolvida e constituiu-se um novo grupo de mantenedores que fundaram nova sociedade com a denominação de Faculdades Cathedral de Ensino Superior de Barra do Garças constituída pelos sócios: mantenedores Haroldo Alves dos Campos; Bismarck Duarte Diniz e José Nogueira de Moraes, Doutor em Ciências Pedagógicas, Mestre em Letras, Bacharel em Direito e Professor Universitário.

A FACISA tem como referência para seu trabalho pedagógico a idéia de formar o homem integral, capaz de compreender a si mesmo, de reconhecer o seu papel social e sua responsabilidade profissional.

Assim, a FACISA implantou, no primeiro e no segundo semestres de 2002, os cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Gestão da Informação. Graças aos esforços institucionais empreendidos e à qualidade dos cursos que oferece, a FACISA ampliou significativamente suas atividades com vistas à formação de profissionais qualificados, para atenderem as necessidades da região da qual é parte.

Desse modo, entre 2003 e 2005, implantou seis novos cursos de Graduação: Direito, Pedagogia e cursos de Tecnologia em Agronegócios, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Financeira e Marketing.

Novamente em maio de 2011, um novo grupo de mantenedores assume o comando das Faculdades Cathedral de Ensino Superior de Barra do Garças, composto pelos empresários Lincoln Heimar Saggin, Lincoln Heimar Saggin Sobrinho, Sandro Luis Costa Saggin, dando início a um novo ciclo focado na responsabilidade social.

SÍNTESE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI (2012-2016)

Entendido como um instrumento de gestão imprescindível ao desenvolvimento e atuação de qualquer instituição de ensino superior, o PDI deve expressar-se como um conjunto coerente de grandes prioridades e decisões que orientam suas ações em todos os níveis.

Por meio desse documento que ordena e sistematiza seus propósitos, compromissos e ações, a FACISA apresenta sua missão, princípios, valores, diretrizes pedagógico/acadêmicas, organização didático-pedagógica, planos de expansão de suas ações, projeto de autoavaliação, bem como a definição de suas metas para o período 2012-2016.

Para a realização desse documento, considerou-se:

a) O ambiente interno - explicitado a partir do diagnóstico produzido pelo processo de autoavaliação institucional realizado em 2009 e 2010, em que se identificou as potencialidades e as fragilidades da FACISA;

b) O ambiente externo - que possibilitou visualizar ameaças e oportunidades para a projeção de cenários possíveis para a concretização de seus objetivos educativos.

Dessa forma, a FACISA estabeleceu para o período em questão suas prioridades acadêmicas com base nos princípios da construção coletiva do saber, da autonomia intelectual e da ética na interdisciplinaridade, na flexibilidade curricular.

Como prioridades gerais delineou a expansão de seus cursos presenciais; manutenção de suas instalações físicas e aquisição de equipamentos; a atualização de sua política de ensino e extensão e a capacitação dos seus docentes e funcionários. Tudo com o objetivo de melhorar a qualidade do seu trabalho acadêmico.

Com esse propósito e considerando os balizamentos definidos no plano que ora se apresenta, cabe aos gestores da Instituição e à sua comunidade acadêmica tornar realidade concreta as ideias e os propósitos manifestados nesse documento, que são frutos de suas próprias aspirações, dos anseios da comunidade e do seu compromisso com desenvolvimento sustentado da região do Vale do Araguaia.

A Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - FACISA está situada em Barra do Garças, região do Vale Araguaia, no Estado de Mato Grosso. Mantida pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior de Barra do Garças, a FACISA instalou-se nesta cidade em março de 2002 com o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região por meio da preparação de professores, de profissionais altamente especializados e do compromisso com a implantação de programas de responsabilidade social.Assim, a FACISA coloca-se como parceira do conjunto de agentes sociais comprometidos com a sustentabilidade do desenvolvimento regional com a perspectiva do avanço técnico científico cultural.

Ciente de que no cenário mundial contemporâneo, alicerçado na produção do conhecimento científico, é cada vez mais importante a preparação de profissionais qualificados, a FACISA, por meio dos cursos de graduação e pós-graduação (Latosensu), coloca à disposição da sociedade local e regional um conjunto de programas, projetos e ações, prioritariamente orientados para a formação de quadros profissionais eticamente comprometidos com a justiça social, a sustentabilidade e com desenvolvimento local, regional e estadual.

Para isso, a FACISA conta com os cursos de Graduação em Ciências Contábeis, Administração, Direito, Pedagogia, Tecnologia em:Agronegócios, Marketing,Análise e Desenvolvimento de Sistema.

Além destes, a IES mantem cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu), com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento do conhecimento em determinadas áreas. Dentro desse programa merece destaque os cursos de formação de professores, principalmente em “Docência no Ensino Superior”, cursos em Gestão Ambiental, Agronegócio e Empresarial.

Ciente da relevância do seu papel na região, a FACISA mantém-se em constante interação com a sociedade, mediante ações educativas que visam ao atendimento de suas demandas. Ainda no que tange à responsabilidade social, vem ampliando suas ações/eventos comunitários, em parceria com outras Instituições Públicas e Privadas, realizando palestras, atividades de recreação, cursos e programas de voluntariado, entre outros.

Dentro de suas possibilidades, a FACISA participa de programas como o PROUNI, o FIES e oferece bolsas parciais e/ou integrais para alunos carentes e para os técnicos administrativos que frequentam cursos de graduação na IES. Os docentes e técnicos que participam de cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na própria IES, também, recebem bolsas parciais como forma de incentivo à formação continuada em serviço.

Atualmente a IES conta, em seu quadro, com umaequipe gestora experiente na atividade educacional, doutores, mestres, especialistas, técnicos administrativos e de apoio qualificados para desenvolver sua missão que consiste em: “Disseminar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, contribuindo, mediante a formação de profissionais comprometidos com a justiça social, como o desenvolvimento sustentável da Região do Vale do Araguaia” (PPP, 2012, p. 14)

A FACISA dentro dospropósitos deresponder aos anseios e às necessidades da sociedade que a abriga, busca realizar, de forma integrada, ensino e extensão, a fim de ser reconhecida pela qualidade do trabalho acadêmico que desenvolve. Para isso, tem como objetivos: - preparar profissionais qualificados nas diferentes áreas do conhecimento; -contribuir com a elevação cultural da região do Vale Araguaia por meio de promoção de eventos científicos diversificados; -desenvolver atividades de extensão com o propósito melhor inserir-se na comunidade local e regional; - promover ações de responsabilidade social ampliando o seu compromisso com os diversos segmentos da sociedade e; - contribuir para o atendimento das atuais necessidades da formação técnico-científica decorrente das mudanças sociais.

Para isso, definiu como prioridades institucionais: - ampliar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação; -implementar a política de extensão; - priorizar a contratação de professores com titulação em pós-graduação strito sensu; -melhorar os indicadores de avaliação dos cursos da instituição; - implementar programas de Responsabilidade Social; preservação ambiental e de atividades culturais e; - ampliar o acervo bibliográfico.

Av. Antônio Francisco Cortes, 2.501
Setor Cidade Universitária • Barra do Garças-MT
Fone: (66) 3402-3200

Desenvolvimento

Araguaia Networks