• Google+
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
  • facebook
  • FourSquare
  • twitter
  • snapchat
  • WhatsApp

Pesquise no site com Google

Fale conosco

0800-647-4003

segunda à sexta-feira
das 8:00 às 21:00h

O curso

DADOS GERAIS

Reconhecimento: Portaria MEC nº. 481 de 16/08/2006, publicada no D.O.U. em 17/08/2006
Modalidade: Bacharelado
Período de funcionamento: Noturno
Integralização: mínimo de 04 anos e máximo de 06 anos
Regime letivo: Semestral
Carga horária: 3.060 H/A

CONCEPÇÃO DO CURSO

A Concepção do curso se baseia na gestão empreendedora que estão definidos a partir de uma clara opção por uma formação em favor da ética e da humanização dos processos de vida coletiva (culturais, políticas e econômicas), para profissionais da Administração que atuam e/ou que irão atuar nas diversas áreas e tipos de negócios.

OBJETIVOS DO CURSO

  • Formar profissionais empreendedores com capacidade e flexibilidade de aprender, de pensar e refletir criticamente, buscando aperfeiçoamento constante como profissional e cidadão responsável socialmente.
  • Conduzir o processo pedagógico para alcançar a excelência acadêmica, capaz de possibilitar aos discentes do Curso, condições mais amplas de competitividade no mercado de trabalho.
  • Incentivar a produção e a difusão de conhecimentos por parte dos discentes e docentes.
  • Oferecer aos docentes, suporte e ações orientadas a sua formação didático-pedagógica e oportunidades de aplicação, atualização e aprofundamento de conhecimentos abrangidos pelas áreas temáticas do Curso, mediante a realização de intercâmbio e parcerias.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Administradores munidos com as competências e habilidades necessárias para atuar em vários setores de organizações públicas, de empresas privadas ou do terceiro setor, com possibilidades ainda para atuar como consultores, pesquisadores ou ainda na área acadêmica e que atendam aos requisitos fundamentais dos empreendedores, que são possuir “[...] uma criatividade aguçada e um alto nível de energia, ter imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente o habilitam a transformar uma idéia simples e mal-estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.” (GERBER, 2004).

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para administradores no Brasil está crescendo junto com a economia.  Como a atuação do administrador é bastante ampla, esse profissional se faz necessário em todo tipo de empresa privada e pública (fabril, comercial, serviços, agronegócio) e em praticamente todas as áreas, desde a comercial, passando por logística, financeira e compras, até recursos humanos.

ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O profissional trabalha em praticamente todos os departamentos de uma organização. É responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e gere recursos financeiros, materiais e humanos. 
Administração de empresas Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração esportiva Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração financeira Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração hoteleira Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração hospitalar Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração de produção Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
Administração pública Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Administração de recursos humanos Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão-de-obra.
Administração rural Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do terceiro setor Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.
Comércio exterior Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.
Controladoria Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão ambiental Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão de qualidade Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.
Logística Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos-de-venda.
Marketing Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia-a-dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

GESTÃO DO CURSO

A gestão do Curso é realizada pelo Coordenador do Curso, com o auxilio do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Colegiado do Curso e da Representação Discente, e segue os princípios e a estrutura do Modelo de Gestão Acadêmica das Faculdades Cathedral, aprovados no Regimento Geral da Instituição.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Possui carga horária de 300 horas no currículo do curso e consiste no método da observação, que segundo Roesch (1999, p. 77) “[...] visam ao diagnóstico de uma situação organizacional”.  A metodologia e as normas gerais de realização do Estágio obedecerão a Regulamento e Manual próprio, organizado em três etapas, a saber:
1ª Etapa - Estágio Supervisionado I (6° Semestre);
2ª Etapa - Estágio Supervisionado II (7° Semestre);
3ª Etapa - Estágio Supervisionado III (8° Semestre);

REGIME FINANCEIRO

VALOR INTEGRAL DO CURSO: R$ 702,04
 
O Regime financeiro obedece ao Estatuto da Mantenedora e as disposições do Regimento Geral.
-O pagamento compreender-se-á, em cada semestre letivo, de até 06 (seis) parcelas, sendo que a primeira deverá ser quitada ato da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. As demais (2ª à 6ª parcela) terão desconto de acordo com o benefício concedido ao acadêmico (para pagamento até o dia 08 de cada mês).

-Os acadêmicos, em regime de dependência, adaptação por transferência, com aproveitamento de estudos, etc., terão os pagamentos regulamentados pela Resolução do Conselho de Mantenedores desta Instituição de Ensino Superior.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Forma de Avaliação: Nota
- Quantidade de Avaliações Semestrais previstas por disciplina: 02 (desconsiderando a prova final)
- Para aprovação direta, a média aritimética das avaliações deve ser: 7,0 (Média Semestral)
- Em caso de prova final, a média aritimética entre a prova final e a média Semestral dever ser: 6,0

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SEMESTRES

DISCIPLINAS

CARGA - HORÁRIA

TEÓRICA

PRÁTICA

TOTAL

 

 

 

 

 

I SEMESTRE

Gestão Empresarial

80

40

120

Metodologias de Projetos Interdisciplinares 

80

--

80

Teorias da Administração

80

--

80

Matemática Básica

80

--

80

Comunicação Empresarial

80

--

80

Subtotal

400

40

440

 

 

 

 

 

II SEMESTRE

Contabilidade Aplicada para Administração

80

--

80

Direito Empresarial

80

--

80

Matemática Financeira

80

--

80

Estudos Sóciosantropológicos nas Organizações

80

--

80

Empreendedorismo e Sustentabilidade

80

40

120

Subtotal

400

40

440

 

 

 

 

 

III SEMESTRE

Gestão Estratégica de Custo

80

--

80

Legislação Social e Rotinas Trabalhistas

80

--

80

Micro e Macroeconomia

80

--

80

Estatística Aplicada

80

--

80

Administração de Recursos Humanos

80

--

80

Subtotal

400

--

400

 

 

 

 

 

IV SEMESTRE

Análise das Demonstrações Contábeis

80

--

80

Gestão e Desenvolvimento de Talentos

80

--

80

Organização, Sistemas e Métodos

80

--

80

Logística

80

--

80

Técnicas de Negociação

80

--

80

Análise das Demonstrações Contábeis

80

--

80

Subtotal

400

--

400

 

 

 

 

 

V SEMESTRE

Administração Mercadológica e Vendas

80

--

80

Adm. de Recursos Materiais e Patrimoniais

80

--

80

Direito Tributário

80

--

80

Sistema de Informação Gerencial Empresarial

80

--

80

Gestão da qualidade

80

--

80

Subtotal

400

--

400

 

 

 

 

 

VI SEMESTRE

Administração Financeira

80

--

80

Administração da Produção

80

--

80

Marketing Avançado

80

--

80

Estágio Supervisionado I

80

20

100

Plano de Negócios

80

40

120

Subtotal

400

60

460

 

 

 

 

 

VII SEMESTRE

Administração Orçamentária

80

--

80

Comércio Eletrônico

80

--

80

Estágio Supervisionado II

80

20

100

Gestão Estratégica em Agronegócios

80

--

80

Optativa

80

--

80

Subtotal

400

20

420

 

 

 

 

 

VIII SEMESTRE

Estágio Supervisionado III

80

20

100

Comércio Internacional

80

--

80

Optativa

80

--

80

Planejamento Estratégico

80

--

80

Noções de Gestão Pública

80

--

80

Subtotal

400

20

420

           

 

SEMESTRE

DISCIPLINAS OPTATIVAS

TEÓRICA

PRÁTICA

ATIVIDADE

TOTAL

 

VII

Estudo de Viabilidade Econômica

80

--

--

 

80

Libras

80

--

--

Gerência de Projetos

80

--

--

Teoria dos Jogos

80

--

--

 

 

 

 

 

 

 

VIII

Tópicos Especiais em Administração

80

--

--

 

80

Auditoria em Administração

80

--

--

Gestão Ambiental nas Organizações

80

--

--

Gestão no Terceiro Setor

80

--

--

 

 

DIMENSIONAMENTO DA CH TOTAL DO CURSO



 

 

HORA/AULA 50’

HORA/AULA 60’

Disciplinas Teóricas

3.080

2.567

Prática

Estágio Supervisionado (Teórico/Prática)

300

250

Atividades Complementares

 

200

CARGA-HORÁRIA TOTAL

3.017

Conheça o Peojeto Pedagógico do Curso de Administração da faculdade Cathedral

Av. Antônio Francisco Cortes, 2.501
Setor Cidade Universitária • Barra do Garças-MT
Fone: (66) 3402-3200

Desenvolvimento

Araguaia Networks