• Google+
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
  • facebook
  • FourSquare
  • twitter
  • snapchat
  • WhatsApp

Pesquise no site com Google

Fale conosco

0800-647-4003

segunda à sexta-feira
das 8:00 às 21:00h

NAP- Regulamento

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO
 
CAPITULO I
 
DA NATUREZA E PAPEL DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO
 
Art.1º. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP incide numa ação interdisciplinar designada para o atendimento e orientação dos acadêmicos da Faculdade Cathedral no que se refere às dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, nas dificuldades de relacionamento interpessoal e emocionais que afetem o desempenho acadêmico.
 
Art. 2º. O Núcleo criará condições ao discente para refletir sobre sua condição social e emocional, compreendendo a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, e estabelecer processos de maturidade no que concerne a autoria e construção do conhecimento.
 
CAPÍTULO II
 
DA COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO
 
Art. 3º. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico é composto pelos seguintes profissionais:
 
I - Psicólogo.
 
Parágrafo único: eventualmente, mediante demanda, essa estrutura pode ser ampliada, contemplando professores da instituição, preferencialmente com formação na área de educação ou de Psicologia.
 
CAPÍTULO III
 
DOS NÍVEIS DE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO
 
Art. 4 º. A atuação do Núcleo se dará de maneira organizada e científica, com embasamento de estudos específicos, a partir das seguintes modalidades:
 
I – Atendimento individual, com o fim de diagnóstico e orientação acadêmica.
 
II – Atendimento em grupos de apoio, com o fim de contribuir com desenvolvimento dos aspectos afetivo-emocionais e psicossociais que incidam sobre o processo de aprendizagem, por meio de encontros e oficinas.
 
III – Encaminhamento, caso necessário, para acompanhamento pelos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especiealizado da Assistência Social – CREAS, Programas de Saúde da Família – PSF, e Centros de Reabilitação, ou às referências a que se fizerem necessárias.
 
CAPÍTULO IV
 
DAS FORMAS DE ATENDIMENTO
 
Art. 5 º. Os atendimentos individuais obedecerão aos seguintes critérios:
 
I. O atendimento inicial será realizado individualmente para a avaliação diagnóstica no campo da Psicologia e da Psicopedagogia.
 
II. Se necessário, serão realizados novos encontros para o refinamento do diagnóstico, podendo acontecer até dois encontros, além do inicial.
 
III. Em caso de 02 faltas seqüenciais sem aviso prévio de 24 horas, ou sem justificativa, o mesmo perderá a sua vaga que será encaminhada para outro acadêmico.
 
IV. Os atendimentos terão duração de 45 minutos.
 
V. Nos casos dos acadêmicos que são menores de idade, ou seja, menores de 18 anos, caso necessitem de encaminhamento externo, será solicitado à presença dos pais na instituição.
 
VI. O acadêmico receberá informações pelo responsável pelo Núcleo sobre o regulamento do mesmo, e este documento ficará disponível no site da isntituição para conhecimento dos acadêmicos e usuário.
 
Art.6º. – Os atendimentos em grupos de apoio obedecerão aos seguintes critérios:
 
I. Ter realizado inscrição no Núcleo de Apoio Psicopedagógico.
 
II. Os grupos terão duração de 03 a 05 encontros e no tempo de 50 minutos;
 
III. Os grupos serão fechados, compostos por no máximo de 10 acadêmicos e terão horários específicos.
 
IV. Não haverá cobrança de nenhuma taxa para o acadêmico.
 
V. O Núcleo não emitirá certificados.
 
VI. Quando um grupo de apoio finalizar será iniciado outro de acordo com a demanda.
 
CAPÍTULO V
 
DA ESTRUTURAÇÃO DO GRUPO DE APOIO
 
Art. 7º - A estruturação do grupo de apoio por temáticas obedecerá às seguintes etapas:
 
I. Durante o diagnóstico individual, o responsável pelo atendimento inicial no Núcleo fará o levantamento do perfil dos discentes com o fim de definição de temáticas para estruturação de grupo de apoio.
 
II. Após a identificação das possíveis temáticas estas serão avaliadas e será formulado um calendário com as datas dos encontros.
 
III. Mediante a definição da programação de cada temática esta será divulgada via email a todos os alunos que tenham passado pelo Núcleo e o perfil indique a afinidade com a temática.
 
 
 
IV. Ao receberem o email os alunos receberão as datas para realizarem inscrição no grupo de apoio.
 
CAPITULO VI
 
DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
 
Art. 8 º. – A participação é exclusiva para alunos conforme os seguintes critérios:
 
I. Estar devidamente matriculado na instituição;
 
II. O aluno poderá ser encaminhado pelas coordenações de cursos da instuição ou por busca espontânea.
 
CAPÍTULO VII
 
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 
Art. 9º - O Núcleo de Apoio Psicopedagógico atenderá os discentes obedecendo aos requisitos deste regulamento com foco na melhoria do processo de aprendizagem.
 
Art. 10 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direção Acadêmica em conjunto com o responsável pelo o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Coordenação do referido Curso.
 
Art. 11 – O Núcleo de Apoio Psicopedagógico contará com código de ética que resguardará a confidencialidade e anonimato dos que procuram o NAP.
 
nap@faculdadecathedral.edu.br
Av. Antônio Francisco Cortes, 2.501
Setor Cidade Universitária • Barra do Garças-MT
Fone: (66) 3402-3200

Desenvolvimento

Araguaia Networks