0800-647-4003 | (66) 3402-3200 | (66) 9 9223-0101
Faculdade Cathedral - Barra do Garças - MT

Marketing – Em breve (Em processo de autorização)

  • Sobre o Curso

    Sobre o Curso

    O Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem como propósito formar profissionais com um conjunto de competências, traduzidas em conhecimentos, habilidades e atitudes, que o capacite a realizar pesquisas e análises de mercado, propor estratégias competitivas, capazes de desenvolver as organizações. Esse conjunto de competências, habilidades e atitudes deverão ser desenvolvidos ao longo do curso, por meio da articulação dos conhecimentos oriundos de várias esferas (formais, informais, teóricos, práticos, tácitos) para resolver problemas e enfrentar situações de imprevisibilidade.

    Dados do Curso

    GrauTecnológico
    Modalidade100% EaD
    RegimeSemestral
    Duraçãomínimo 5 semestres e máximo 10 semestres
    TurnoNSA
    Vagas1000 (levando em consideração os polos que serão abertos)
    AutorizaçãoEm andamento
    ReconhecimentoNSA
    TransformaçãoNSA
    Renovação de ReconhecimentoNSA

    Coordenação

    CoordenaçãoProf. Especialista Atila Cezar Rodrigues Lima e Coelho
  • Projeto Pedagógico

    Projeto Pedagógico do Curso

    1. O Projeto

    O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Marketing foi concebido para ser dinâmico, interdisciplinar, transdisciplinar e flexível. As competências estão idealizadas em duas Dimensões: Técnica e Transversal. A Dimensão Técnica diz respeito às competências ligadas aos saberes e fazeres específicos da profissão e incluem os aspectos conceituais e procedimentais. A Dimensão Transversal refere-se às competências universais, ou seja, aquelas comuns a qualquer atividade profissional e incluem os aspectos sociais, pessoais, comunicacionais e atitudinais.

    2. Objetivo do Curso

    Formar profissionais com sólidas competências e habilidades em Marketing capazes de realizar pesquisas e análises de mercado, gerenciar e planejar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar novas oportunidades no varejo e implementar programas destinados à criação e monitoramento de novos produtos, manter trocas com os mercados-alvos, criar relacionamentos com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos, compreender aspectos legais que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais e demais normas diretamente ligadas à profissão.

    3. Perfil do Profissional a ser Formado

    Os egressos do curso deverão estar aptos a: coordenar equipes de marketing; assessorar dirigentes de marketing; gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas; planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado; avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing;  identificar e analisar canais de distribuição; planejar estratégias de comunicação com os consumidores; supervisionar as atividades de marketing; avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

    4. Campo de Atuação

    Partindo da premissa de que a educação deve ser o elo entre a formação profissional e as demandas exigidas pela sociedade, este curso está fundamentado na perspectiva de uma atuação profissional técnico-profissional e ao mesmo tempo empreendedora, ainda, sob o princípio norteador e o entendimento de que a educação superior é a ação que possibilita a integração entre o saber e o homem.

    Assim, o profissional formado no Curso de Marketing da Faculdade Cathedral estará apto a trabalhar em campanhas publicitárias, fazer estudos de mercado, elaborar estratégias de comunicação e vendas, elaborar projetos de fortalecimento de marcas, englobando diferentes departamentos, áreas entre as quais podemos destacar o marketing estratégico, operacional, digital, político, entre outros.

    5. Matriz Curricular do Curso

    Clique no link para download:

    Matriz Curricular - Marketing EaD

    6. Metodologia

    A metodologia adotada como estratégia de operacionalização do ensino para o cursos será o uso de webaulas gravadas; webconferências; fóruns de discussão; trabalhos em grupo; estudo de textos teóricos; pesquisas bibliográficas; sistematização e esquematização de informações; resolução de questões discursivas e de múltipla escolha, com abordagens de situações-problema; estudos de caso; simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas; produção escrita; elaboração de projetos, dentre outros disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

  • NDE e Colegiado

    NDE e Colegiado de Curso

    NDE

    O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, composto por um grupo de docentes designados pela Direção da Instituição, com a finalidade de desenvolver, acompanhar a qualidade e avaliar periodicamente o Projeto Pedagógico do Curso, bem como auxiliar a Coordenação no acompanhamento da execução dos Planos de Ensino. Ao NDE cabe também conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para análise e posterior aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário. O NDE do curso de Estética e Cosmética está regularmente constituído, em conformidade com as Diretrizes do MEC para essa finalidade, seguindo ao Parecer nº 4 e a Resolução nº 1, de 17.07.10, da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES. O NDE do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da FACISA também atua em consonância ao regulamento institucional aprovado pelo CONSEPE.

    Colegiado de Curso

    O Colegiado do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Cathedral, além de ser órgão de decisão maior na esfera do curso, assumirá o papel de articulador da formação acadêmica, sendo responsável pelo cumprimento da legislação pertinente ao curso. Além disso, irá acompanhar e monitorar, juntamente com a Coordenação e Núcleo Docente Estruturante, o processo ensino- aprendizagem no intuito de adequar as orientações para que a formação prevista no Projeto Pedagógico do Curso ocorra de forma plena, contribuindo para a inserção adequada do futuro profissional na sociedade e no mercado de trabalho.

    É um órgão de natureza deliberativa e normativa, ligado aos cursos, a quem caberá deliberar sobre assuntos específicos de ensino, extensão e iniciação científica. O Colegiado de Curso é composto, conforme o que preconiza o Regimento Geral, pelo Coordenador de Curso, por 3 (três) professores do curso, além da representação do corpo discente e reunir-se-á para discussão e reflexão sobre as diretrizes do curso, seu projeto pedagógico e seu funcionamento, bem como para análise de problemas e definições de providências.

    Esse órgão discute com a comunidade acadêmica o desenvolvimento da proposta pedagógica do curso e outras demandas relacionadas. A renovação do Colegiado do Curso em Estética e Cosmética ocorre periodicamente, em conformidade como Regimento Interno da Cathedral.

  • Atividades Práticas

    Atividades Práticas

    As atividades práticas do curso acontecerão conforme a necessidade da disciplina e a previsão no Plano de Ensino do professor supervisor. Estas atividades serão realizadas em espaços devidamente conveniados e o calendário e a carga-horária pertinentes a sua efetivação serão informados com antecedência aos alunos, de modo que se organizam para participar, aproveitando assim um excelente momento pedagógico de vivenciar e adquirir habilidades práticas em relação aos conteúdos estudados.

  • Atividades Complementares

    Atividades Complementares

    As Atividades Complementares têm o papel de elemento propulsor de flexibilização curricular, uma vez que não se resumem à mera reorganização de um conjunto de disciplinas, dando suporte para que o curso busque aproximação dos sujeitos às experiências nas diversas possibilidades de trajetos dentro das relações intra e inter-institucionais. Serão, pois, desenvolvidas durante a realização do curso, por meio da participação dos acadêmicos em projetos e atividades como: congressos, seminários, simpósios, encontros, palestras, exposições, cursos de curta ou longa duração, etc. Esse tipo de organização permite que o acadêmico, durante a integralização curricular de 100 (cem) horas em Atividades Complementares, interaja com a realidade e as mudanças na sua área de formação.

  • Eventos

    Eventos do Curso

    Não há eventos previstos, tendo em vista que o curso em fase de autorização e implantação.

  • Professores

    Relação dos Professores

    1º PERÍODOPROFESSORTUTOR
    Metodologia de Trabalhos Acadêmicos (80h)Dra. Karine da Silva Peixoto
    http://lattes.cnpq.br/4839642995963797
    Esp. Elizângela Teixeira Longuinho Antiquera http://lattes.cnpq.br/1648643237537638
    Fundamentos de Marketing (80h)Esp. Atila Cezar Rodrigues Lima e Coelho
    http://lattes.cnpq.br/5038845378831966
    Esp. Letícia Baialardi Galvão
    http://lattes.cnpq.br/1046133812019102
    Tecnologias Aplicadas ao Marketing (80h)Esp. Atila Cezar Rodrigues Lima e Coelho
    http://lattes.cnpq.br/5038845378831966
    Esp. Rayssa Adorno Lande
    http://lattes.cnpq.br/0517566151850253
    Comunicação Empresarial (80h)Dra. Luzia Maria de Morais Nogueira Y Rocha http://lattes.cnpq.br/2887262065653316Esp. Fabiane Alves da Silva
    http://lattes.cnpq.br/5104386843311900
    Fundamentos de Administração (80h)Me. Cláudia Campos Leite Diello
    http://lattes.cnpq.br/0474463256192096
    Esp. Luciano Guimarães Parreira
    http://lattes.cnpq.br/2215190347025263
    2º PERÍODOPROFESSORTUTOR
    Projeto de Integração Dirigida e Interdisciplinar I - Empreendedorismo (80h)Me. Pábio Rodrigues de Paula
    http://lattes.cnpq.br/8059648461946974
    Esp. Inis Pozzobom Costa Mews
    http://lattes.cnpq.br/4860226613048815
    Direito e Comportamento do Consumidor (80h)Esp. Renata Betriz Bilego
    http://lattes.cnpq.br/1458370744172326
    Esp. Griciela Alves Mendes Cogo
    http://lattes.cnpq.br/9200923270290371
    Pesquisa de Mercado (80h)Esp. Atila Cezar Rodrigues Lima e Coelho
    http://lattes.cnpq.br/5038845378831966
    Esp. Inis Pozzobom Costa Mews
    http://lattes.cnpq.br/4860226613048815
    Design e Comunicação Visual (80)Esp. Atila Cezar Rodrigues Lima e Coelho
    http://lattes.cnpq.br/5038845378831966
    Esp. Rayssa Adorno Lande
    http://lattes.cnpq.br/0517566151850253
    Gestão de Pessoas (80h)Esp. Marcela Silvéria de Araújo
    http://lattes.cnpq.br/8101489488713536
    Esp. Luciano Guimarães Parreira
    http://lattes.cnpq.br/2215190347025263
Menu