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Faculdade Cathedral - Barra do Garças - MT

Recursos Humanos – Em breve (Em processo de autorização)

  • Sobre o Curso

    Sobre o Curso

    Os princípios para o ensino do curso se pautam pela realização de atividades que articulem o saber e o fazer, alicerçados na convicção de que a democratização do saber exige não apenas a socialização do conhecimento, mas também sua produção, tendo em vista que o mundo atual requer cada vez mais profissionais/cidadãos críticos, éticos e comprometidos com as questões sociais e políticas. O profissional de Recursos Humanos formado pela Faculdade Cathedral terá visão sistêmica e dinâmica do macro ambiente socioeconômico, além de flexibilidade para crescer junto com as transformações presentes na sociedade. A formação adquirida proporcionará o desenvolvimento de um indivíduo com suficiente capacidade intelectual para saber determinar seu próprio caminho de crescimento profissional frente às crescentes transformações da sociedade.

    Dados do Curso

    GrauTecnológico
    Modalidade100% EaD
    RegimeSemestral
    Duraçãomínimo 5 semestres e máximo 10 semestres
    TurnoNSA
    Vagas1000 (levando em consideração os polos que serão abertos)
    AutorizaçãoEm andamento
    ReconhecimentoNSA
    TransformaçãoNSA
    Renovação de ReconhecimentoNSA

    Coordenação

    CoordenaçãoProfa. Mestre Cláudia Campos Leite Diello
  • Projeto Pedagógico

    Projeto Pedagógico do Curso

    1. O Projeto

    O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestor de Recursos Humanos formado pela Faculdade Cathedral, caracteriza-se pela preparação de um profissional autônomo e independente, pronto para o exercício da profissão e da cidadania. Profissional com sólida formação científica, tecnológica, sociocultural, capacitado para atuar no planejamento, implementação e controle dos processos mercadológicos das organizações; na determinação de linhas gerais de organização e de diretrizes estratégicas relativas ao funcionamento da máquina administrativa; na formulação de projetos de orientação estratégica e operacional das atividades administrativas, estabelecendo articulação entre as atividades da organização e o mercado.

    2. Objetivo do Curso

    O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – CST em GRH, tem por objetivo formar profissionais competentes a atuar estrategicamente nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos nas empresas, identificando as oportunidades de mudança e melhoria da gestão, contribuindo para a prestação de bons serviços à sociedade.

    3. Perfil do Profissional a ser Formado

    O perfil do Gestor de Recursos Humanos egresso da Faculdade Cathedral é de um profissional que transcende as fronteiras do bom executivo e que tenha habilidade na utilização de sua formação técnica, intelectual e cultural. Une-se a isso, o designo de decifrar a realidade econômica, política e social e construir propostas eficazes de gerenciamento da produção e comercialização de bens e serviços, implantando-as e avaliando-as com vistas a fazer correções até que possam ser atendidas as necessidades da organização e da sociedade.

    O profissional egresso do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deverá:

    • Atuar em prol de um novo ambiente de negócios, que priorize valores ligados à responsabilidade socioambiental, à ética e ao equilíbrio econômico e político, enfatizando, sempre, a busca da sustentabilidade em todos os seus aspectos;
    • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
    • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
    • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
    • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
    • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
    • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável;
    • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
    • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

    4. Campo de Atuação

    O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atuará no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Este profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

    5. Matriz Curricular do Curso

    Clique no link para download:

    Matriz Curricular - Recusos Humanos EaD

    6. Metodologia

    A metodologia adotada como estratégia de operacionalização do ensino para o cursos será o uso de webaulas gravadas; webconferências; fóruns de discussão; trabalhos em grupo; estudo de textos teóricos; pesquisas bibliográficas; sistematização e esquematização de informações; resolução de questões discursivas e de múltipla escolha, com abordagens de situações-problema; estudos de caso; simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas; produção escrita; elaboração de projetos, dentre outros disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

  • NDE e Colegiado

    NDE e Colegiado de Curso

    NDE

    O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, composto por um grupo de docentes designados pela Direção da Instituição, com a finalidade de desenvolver, acompanhar a qualidade e avaliar periodicamente o Projeto Pedagógico do Curso, bem como auxiliar a Coordenação no acompanhamento da execução dos Planos de Ensino. Ao NDE cabe também conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para análise e posterior aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário. O NDE do curso de Estética e Cosmética está regularmente constituído, em conformidade com as Diretrizes do MEC para essa finalidade, seguindo ao Parecer nº 4 e a Resolução nº 1, de 17.07.10, da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES. O NDE do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da FACISA também atua em consonância ao regulamento institucional aprovado pelo CONSEPE.

    Colegiado de Curso

    O Colegiado do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Cathedral, além de ser órgão de decisão maior na esfera do curso, assumirá o papel de articulador da formação acadêmica, sendo responsável pelo cumprimento da legislação pertinente ao curso. Além disso, irá acompanhar e monitorar, juntamente com a Coordenação e Núcleo Docente Estruturante, o processo ensino e aprendizagem no intuito de adequar as orientações para que a formação prevista no Projeto Pedagógico do Curso ocorra de forma plena, contribuindo para a inserção adequada do futuro profissional na sociedade e no mercado de trabalho.

    É um órgão de natureza deliberativa e normativa, ligado aos cursos, a quem caberá deliberar sobre assuntos específicos de ensino, extensão e iniciação científica. O Colegiado de Curso é composto, conforme o que preconiza o Regimento Geral, pelo Coordenador de Curso, por 3 (três) professores do curso, além da representação do corpo discente e reunir-se-á para discussão e reflexão sobre as diretrizes do curso, seu Projeto Pedagógico e seu funcionamento, bem como para análise de problemas e definições de providências.

    Esse órgão discute com a comunidade acadêmica o desenvolvimento da proposta pedagógica do curso e outras demandas relacionadas. A renovação do Colegiado do Curso em Estética e Cosmética ocorre periodicamente, em conformidade como Regimento Interno da Cathedral.

  • Atividades Práticas

    Atividades Práticas

    As atividades práticas do curso acontecerão conforme a necessidade da disciplina e a previsão no Plano de Ensino do professor supervisor. Estas atividades serão realizadas em espaços devidamente conveniados e o calendário e a carga-horária pertinentes a sua efetivação serão informados com antecedência aos alunos, de modo que se organizam para participar, aproveitando assim um excelente momento pedagógico de vivenciar e adquirir habilidades práticas em relação aos conteúdos estudados.

  • Atividades Complementares

    Atividades Complementares

    As Atividades Complementares têm o papel de elemento propulsor de flexibilização curricular, uma vez que não se resumem à mera reorganização de um conjunto de disciplinas, dando suporte para que o curso busque aproximação dos sujeitos às experiências nas diversas possibilidades de trajetos dentro das relações intra e inter-institucionais. Serão, pois, desenvolvidas durante a realização do curso, por meio da participação dos acadêmicos em projetos e atividades como: congressos, seminários, simpósios, encontros, palestras, exposições, cursos de curta ou longa duração, etc. Esse tipo de organização permite que o acadêmico, durante a integralização curricular de 100 (cem) horas em Atividades Complementares, interaja com a realidade e as mudanças na sua área de formação.

  • Eventos

    Eventos do Curso

    Não há eventos previstos, tendo em vista que o curso em fase de autorização e implantação.

  • Professores

    Relação dos Professores

    1º PERÍODOPROFESSORTUTOR
    Metodologia de Trabalhos AcadêmicosDra. Karine da Silva Peixoto
    http://lattes.cnpq.br/4839642995963797
    Esp. Elizângela Teixeira Longuinho Antiquera
    http://lattes.cnpq.br/1648643237537638
    Desenvolvimento Humano nas OrganizaçõesEsp. Luciano Guimarães Parreira
    http://lattes.cnpq.br/2215190347025263
    Esp. Marcela Silvéria Araújo
    http://lattes.cnpq.br/8101489488713536
    Liderança e Desenvolvimento de EquipesEsp. Luciano Guimarães Parreira
    http://lattes.cnpq.br/2215190347025263
    Esp. Marcela Silvéria Araújo
    http://lattes.cnpq.br/8101489488713536
    Comunicação EmpresarialDra. Luzia Maria de Morais Nogueira y Rocha
    http://lattes.cnpq.br/2887262065653316
    Esp. Fabiane Alves da Silva
    http://lattes.cnpq.br/5104386843311900
    Fundamentos de AdministraçãoMe. Cláudia Campos Leite Diello
    http://lattes.cnpq.br/0474463256192096
    Esp. Luciano Guimarães Parreira
    http://lattes.cnpq.br/2215190347025263
    2º PERÍODOPROFESSORTUTOR
    Projeto de Integração Dirigida e InterdisciplinarMe. Pábio Rodrigues de Paula
    http://lattes.cnpq.br/8059648461946974
    Esp. Iniss Pozzobom Costa Mews
    http://lattes.cnpq.br/4860226613048815
    Treinamento e Desenvolvimento HumanoEsp. Marcela Silvéria Araújo
    http://lattes.cnpq.br/8101489488713536
    Esp. Laura Núbia Pénquis de Abreu
    http://lattes.cnpq.br/4217218338415014
    Gestão por Competências e do ConhecimentoEsp. Marcela Silvéria Araújo
    http://lattes.cnpq.br/8101489488713536
    Esp. Laura Núbia Pénquis de Abreu
    http://lattes.cnpq.br/4217218338415014
    Contabilidade BásicaMe. Luzia Ribeiro da Silva
    http://lattes.cnpq.br/8771722389317650
    Esp. Érica Santos Macedo
    http://lattes.cnpq.br/6992654742673943
    Gestão de PessoasEsp. Marcela Silvéria Araújo
    http://lattes.cnpq.br/8101489488713536
    Esp. Luciano Guimarães Parreira
    http://lattes.cnpq.br/2215190347025263
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