0800-647-4003 | (66) 3402-3200 | (66) 9 9223-0101
Faculdade Cathedral - Barra do Garças - MT
  • Sobre o Curso

    Sobre o Curso

    O curso de Gestão Comercial é conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributário, dos instrumentos de relacionamento com o cliente e dos princípios da qualidade; atua no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Para tanto, o gestor comercial presta assessoria a executivos, diretores e suas respectivas equipes, com a responsabilidade de proporcionar maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final.

     

    O curso de Gestão Comercial possui nota 4 (escala de 1 a 5) junto ao Ministério da Educação.

    Dados do Curso

    Grau: Tecnológico
    Regime: Semestral
    Duração: 4 semestres (2 anos)
    Turno: Noturno
    Vagas: 75
    Autorização: PORTARIA N° 786, DE 01 de novembro de 2018.

    Coordenação

    Coordenador Prof. Mestre. Pabio Rodrigues de Paula

  • Projeto Pedagógico

    Projeto Pedagógico do Curso

    1. O Projeto

    O projeto pedagógico do curso de Gestão Comercial materializa-se no cotidiano, por meio das práticas que o caracterizam e dos modelos que o estimula, das atitudes e valores que promove e incentiva, assim como dos recursos materiais disponíveis. E tal materialização é tão importante para a formação do profissional quanto o conhecimento técnico.

    2. Objetivo do Curso

    O curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo formar profissionais competentes para atuarem estrategicamente de forma inovadora no processo gerencial, contribuindo efetivamente para assegurar uma gestão eficaz num ambiente dinâmico de negócios voltados para a realidade loco/regional e nacional.

    O curso possui como objetivos específicos, capacitar profissionais para:

    • planejar a venda de produtos e/ou serviços, buscando dar maior rentabilidade e produtividade à empresa;
    • gerir, supervisionar e executar as mais variadas funções em empresas do mercado varejista;
    • gerenciar equipes, fidelizar clientes, gerir as finanças da empresa e definir estratégias de marketing e de preços;
    • tomar decisões no âmbito dos processos gerenciais, com segurança e eficácia;
    • conhecer e utilizar a legislação que regulamenta os processos de gestão comercial;
    • elaborar análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado.
    • Aprimorar habilidades profissionais para o enfrentamento cotidiano e estratégico das contingências da gestão comercial;
    • Desenvolver visão estratégica, postura de inovação e espírito empreendedor;
    • Saber usar as tecnologias disponíveis no mercado e aplica-las para promover o desenvolvimento da organização.

    3. Perfil do Profissional a ser Formado

    O profissional formado pela Faculdade Cathedral deverá ter visão sistêmica e dinâmica do macro ambiente socioeconômico além de flexibilidade para crescer junto com as transformações presentes na sociedade. A formação adquirida proporcionará o desenvolvimento de um indivíduo com suficiente capacidade intelectual para saber determinar seu próprio caminho de crescimento profissional frente às crescentes transformações da sociedade.
    O perfil do Gestor Comercial egresso da Faculdade Cathedral é de um profissional que transcenda as fronteiras do bom executivo. Que tenha habilidade na utilização de sua formação técnica, intelectual e cultural com o fim de decifrar a realidade econômica, política e social. Além disso, este profissional deve ser capaz de construir propostas eficazes de gerenciamento da produção e comercialização de bens e serviços, implantando-as e avaliando-as com vistas a fazer correções que possam atender às necessidades da organização e da sociedade, atendendo às demandas locais e regionais.

    4. Campo de Atuação

    O tecnólogo em Gestão Comercial atuará na articulação e decisão sobre as vendas em negócios diversos, realizando estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Este profissional promove o desenvolvimento de relacionamentos pós-vendas, planeja pesquisas de mercado, gerencia os sistemas de informações comerciais e define os métodos de formação de preços, estratégias de marketing e gerenciamento das finanças da organização.

    5. Metodologia

    O Curso de Tecnologia em Logística da Faculdade Cathedral possui uma metodologia de ensino baseada em sua concepção curricular, privilegiando o saber em articulação com a prática, que oferecem as organizações e empresas, reconhecendo que estas desempenham um papel importante no desenvolvimento, na inovação e na produção de bens e serviços.

  • NDE e Colegiado

    NDE e Colegiado de Curso

    NDE

    O Núcleo Docente Estruturante constitui-se de um grupo de docentes, com caráter consultivo para acompanhamento do curso de graduação, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.

    Colegiado de Curso

    Esse órgão discute com a comunidade acadêmica o desenvolvimento da proposta pedagógica do curso e outras demandas relacionadas, devendo reunir-se periodicamente para discutir e aprovar as questões que exigem a sua participação. Participam de sua composição, além do coordenador do curso, três representantes do corpo docente e um representante do corpo discente.

  • Projeto Integrador

    Projeto Integrador

    O Projeto Integrador avalia a interdisciplinaridade e o conhecimento adquirido em cada módulo, a cada semestre. Desse modo a cada módulo os acadêmicos deverão apresentar, em grupo, um trabalho que contemple todas as disciplinas, no qual conhecimento por eles adquiridos seja demonstrado em uma aplicação prática, por meio de apresentação oral e escrita, quando serão avaliados pelos professores de forma individual e em grupo.

  • Atividades Complementares

    Atividades Complementares

    O Curso Superior de Tecnologia em Logística, além das disciplinas teóricas e práticas que integram a estrutura curricular, considera relevante a aquisição, pelo acadêmico, de saberes que possibilitem a ampliação de sua formação profissional, por isso prevê o desenvolvimento de atividades complementares desenvolvidas dentro ou fora da Faculdade Cathedral.

    Atividades Complementares divide-as nas seguintes modalidades:

    1. Ensino
    2. Extensão
    3. Iniciação Científica
    4. Representação estudantil
  • Eventos

    Eventos do Curso

    Semana de Curso

    Possui a finalidade de proporcionar aos acadêmicos, professores do curso um aprimoramento e avivamento dos conteúdos ligados à área de gestão comercial, por meio de palestras e minicursos, bem como acompanhamento da realidade dos diversos segmentos da profissão.

    Visitas Técnicas

    A visita técnica teve como foco mostrar que a Gestão Comercial está inserida em todos os segmentos do setor produtivo e vem ocupando um lugar de importância vital no crescimento das empresas, ficando cada vez mais evidente a necessidade de profissionais qualificados e com competências e conhecimentos para atuar tanto no contexto local, regional e internacional. Além disso as visitas técnicas fazem uma ligação com a teoria estudada em sala de aula com a pratica profissional e o mercado de trabalho.

  • Professores

    Relação dos Professores

    O Professor do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial é selecionado com base na sua formação acadêmica e na sua experiência profissional, exigindo-se a adequação destes dois fatores à disciplina pela qual ficará responsável.

     

Menu