0800-647-4003 | (66) 3402-3200 | (66) 9 9223-0101
Faculdade Cathedral - Barra do Garças - MT
  • Sobre o Curso

    Sobre o Curso

    O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA tem por objetivo geral formar profissionais com postura gerencial, elevado senso ético, consciente de suas responsabilidades sociais, com competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, assegurado pela legislação e exigidos pelo mercado de trabalho, para atuação no vasto campo de aplicação da Contabilidade, nas empresas privadas e em entidades públicas.

    Dados do Curso

    GrauBacharelado
    RegimeSemestral
    Duração8 Semestres (4 anos)
    TurnoNoturno
    Vagas100
    Autorização Portaria nº 2.754/2001 - Autorização do curso de Ciências Contábeis
    Reconhecimento Portaria nº 481/2006 - Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis
    Renovação de Reconhecimento Portaria nº 703/2013 - Renovação do Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis

    Coordenação

    CoordenadoraProfª Ms. Luzia Ribeiro da Silva
  • Projeto Pedagógico

    Projeto Pedagógico do Curso

    1. O Projeto

    Projeto Pedagógico de Curso representa o desenho estrutural do eixo-norteador das atividades pertinentes à formação de profissionais segundo uma concepção educativa holística, fruto de uma implementação coletiva do corpo docente, discente, da coordenação do curso, NDE, Colegiado de Curso, da direção e do corpo técnico-administrativo.

    2. Objetivo do Curso

    Preparar profissionais para atuarem na área operacional, econômica, financeira e administrativa das empresas, assessorando e influenciando seus gestores nas tomadas de decisões que sejam necessárias ao desenvolvimento e continuidade da entidade.

    3. Perfil do Profissional a ser Formado

    Deve viabilizar aos agentes econômicos a segurança da fidedignidade das demonstrações contábeis para qualquer tipo de decisão que venha ser tomada pela sociedade, desenvolvendo atividades em qualquer tipo de organização exercendo com ética e proficiência as atribuições que lhe são prescritas pela legislação específica.

    4. Campo de Atuação

    O egresso estará apto a atuar no setor privado: Analista financeiro, Contador Geral, Gerencial, Atuário, etc. setor público: Contador público, Auditores Tributários em todos as esferas, Tribunais de Contas, Profissionais Liberais: Auditoria Externa, Perícias e Consultorias.

    5. Matriz Curricular do Curso

    Clique no link para download:

    Faculdade Cathedral - Matriz Curricular - Ciências Contábeis (PDF)

    6. Metodologia

    Com a preocupação de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras visando um melhor desenvolvimento da aprendizagem, adota como metodologia de ensino, além das preleções em sala de aula, as atividades de natureza prática associada à teoria, visitas técnicas, projetos integradores/interdisciplinares que visam articular a aprendizagem das disciplinas de cada semestre.

  • NDE e Colegiado

    NDE e Colegiado de Curso

    NDE

    É o órgão consultivo, composto por um grupo de docentes designados pela Direção da Instituição, com a finalidade de desenvolver, acompanhar a qualidade e avaliar o Projeto Pedagógico do Curso, bem como auxiliar a Coordenação no acompanhamento da execução dos Planos de Ensino. Ao NDE cabe também conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para análise e posterior aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário.

    Colegiado de Curso

    É um órgão em nível deliberativo e normativo em sua esfera de decisão, assumindo o papel de articulador da formação acadêmica, auxiliando a Coordenação na definição e acompanhamento dos conteúdos da parte flexível, em especial aqueles que compreendem a parte complementar e tópicos especiais.

  • Estágio

    Estágio

    O Estágio Supervisionado está voltado para a investigação do conjunto de atividades que se desenvolvem no campo de aplicabilidade da Contabilidade, deve possibilitar a reflexão sobre a experiência no cotidiano das organizações e à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando. São objetivos das políticas de estágio:

    • Proporcionar conhecimento sobre o ambiente no qual atuará;
    • Oportunizar a apropriação do conhecimento propiciado pela prática;
    • Desenvolver um processo de reflexão sobre a relação dialética estabelecida entre teoria e prática;
    • Oportunizar relacionamento Inter profissional;
    • Propiciar o desenvolvimento de habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional.
  • TCC ou Projeto Integrador

    TCC ou Projeto Integrador

    O Projeto Integrador visa possibilitar ao aluno uma visão integrada dos conhecimentos, buscando desenvolver sua capacidade de criação, inovação, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias para a atuação no mundo do trabalho. Proporciona, ao mesmo tempo, condições de identificação de oportunidades e alternativas da profissão contábil e da gestão das organizações. Constituem-se, pois, num rico espaço de aprendizagem, por meio da resolução de problemas, da simulação de situações e da aplicação de estudos de caso.

  • Atividades Complementares

    Atividades Complementares

    O Curso realiza palestras e seminários relacionados ao campo de atuação do profissional contábil, com assuntos atuais, contextualizando a teoria e a prática. De acordo com a concepção do curso entende-se que não se transmite e se aprende conhecimento apenas no âmbito das salas de aula, mas também com outras atividades pedagógicas.

  • Eventos

    Eventos do Curso

    • Visitar técnicas;
    • Ciclo de Palestras;
    • Participações em: Convenções, Congressos, Cursos etc. promovidos pelo Conselho de Contabilidade.
  • Professores

    Relação dos Professores

    PROFESSORTITULAÇÃO
    Ana Maria CiprianoEspecialista
    Antônio Fernando Ferreira MirandaEspecialista
    Cailei Freitas Novaes Especialista
    Érica Santos MacedoEspecialista
    João Bernandes Ferreira JúniorEspecialista
    Lindinalva Lopes Rocha NunesEspecialista
    Luzia Ribeiro da SilvaMestre
    Marlene Firmino DouradoEspecialista
    Mauro Luis MeloEspecialista
    Silvani Cardoso da Silva BitencurtEspecialista
Menu