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Faculdade Cathedral - Barra do Garças - MT
  • Sobre o Curso

    Sobre o Curso

    O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública foi desenvolvido em consonância com as necessidades do Setor Público, que demanda profissionais aptos a desenvolver políticas públicas nos diversos segmentos de atuação do Estado, abrangendo todo o processo administrativo, desde o planejamento, passando pela organização, a direção e chegando à avaliação dos resultados.

    Dados do Curso

    GrauTecnológico
    RegimeSemestral
    Duração4 semestres
    TurnoNoturno
    Vagas100
    AutorizaçãoPortaria nº 399/2015 - Autorização do curso de Gestão Pública
    Reconhecimento-
    Renovação de Reconhecimento-

    Coordenação

    CoordenadoraProfª. Ms. Claudia Campos Leite Diello
  • Projeto Pedagógico

    Projeto Pedagógico do Curso

    1. O Projeto

    O Projeto Pedagógico de Curso estrutura-se com base na legislação em vigor, nas Diretrizes Curriculares Nacionais – e em atendimento aos requisitos legais, contemplando ainda, às particularidades apresentadas pela Instituição, pelo curso e pela realidade na qual estão inseridos.

    2. Objetivo do Curso

    O curso superior de tecnologia em Gestão Pública tem por objetivo formar profissionais para o exercício das funções administrativas (planejamento, em seus diversos níveis, organização, direção e controle) no âmbito da gestão pública, contribuindo para a prestação de bons serviços à sociedade.

    3. Perfil do Profissional a ser Formado

    O Tecnólogo em Gestão Pública atuará em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Com sólidos conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, este profissional buscará a otimização da capacidade de governar. O trato com pessoas, a visão ampla e sistêmica da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança serão características indispensáveis a esse tecnólogo.

    4. Campo de Atuação

    Há uma tendência de crescimento do mercado ligado à Gestão Pública que deverá consolidar-se em médio prazo, com a realização de inúmeros concursos públicos para preenchimento de vagas nos diversos cargos em todo o país. O campo de atuação para o gestor público abrange o exercício de funções e cargos de administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido.

    5. Matriz Curricular do Curso

    Clique no link para download:

    Faculdade Cathedral - Matriz Curricular - Gestão Pública (PDF)

    6. Metodologia

    Metodologia são os caminhos, os instrumentos usados pelo professor para mediar o processo de ensino-aprendizagem. O curso de Administração conta com diversas atividades de caráter prático, realizadas em ambiente de laboratório, visitas técnicas, viagens de estudos, projetos integradores, estágio supervisionado, entre outras.

  • NDE e Colegiado

    NDE e Colegiado de Curso

    NDE

    O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, composto por um grupo de docentes designados pela Direção da Instituição, com a finalidade de desenvolver, acompanhar a qualidade e avaliar o Projeto Pedagógico do Curso, bem como auxiliar a Coordenação no acompanhamento da execução dos Planos de Ensino. Ao NDE cabe também conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para análise e posterior aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário.

    Colegiado de Curso

    O Colegiado de Curso é um órgão em nível deliberativo e normativo em sua esfera de decisão, assumindo o papel de articulador da formação acadêmica, auxiliando a Coordenação na definição e acompanhamento dos conteúdos da parte flexível, em especial aqueles que compreendem a parte complementar e tópicos especiais. Participam de sua composição, três representantes do Corpo Docente; um representante dos alunos, além do Coordenador do Curso.

  • TCC ou Projeto Integrador

    TCC ou Projeto Integrador

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, substituiu o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso pelo Projeto Integrador, pois, enquanto o Trabalho de Conclusão de Curso avalia, em um único trabalho, o resultado final do curso, o Projeto Integrador avalia a interdisciplinaridade e o conhecimento adquirido em cada módulo, a cada semestre. O Projeto Integrador tem por objetivo a integração dos conhecimentos nas áreas específicas do curso bem como a ambientação do discente na prática das organizações proporcionando, dessa forma, o aprofundamento da relação teoria e prática.

  • Atividades Complementares

    Atividades Complementares

    O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, além das disciplinas teóricas e práticas que integram a estrutura curricular, considera relevante a aquisição, pelo acadêmico, de saberes que possibilitem a ampliação de sua formação profissional, por isso prevê o desenvolvimento de atividades complementares desenvolvidas dentro ou fora da Faculdade Cathedral. Esse tipo de organização permite que o acadêmico, durante a integralização curricular de 180 (cento e oitenta) horas em Atividades Complementares, interaja com a realidade e as mudanças na sua área de formação. Portanto, a Faculdade Cathedral, para fins de identificação, análise, registro e acompanhamento das Atividades Complementares divide-as nas seguintes modalidades:

    1. Ensino
    2. Extensão
    3. Pesquisa
    4. Representação estudantil
  • Eventos

    Eventos do Curso

    Semana de Gestão e Negócios

    Proporciona aos acadêmicos, professores e egressos do curso um aprimoramento e avivamento dos conteúdos ligados à área de Gestão, bem como acompanhamento da realidade dos diversos segmentos da profissão.

    Visitas Técnicas

    Consiste na visitação dos graduandos, supervisionados por um ou por vários professores, têm o contato direto com os meios de produção de bens ou de serviços. É também uma forma de integrar a comunidade acadêmica com a gestão pública.

  • Professores

    Relação dos Professores

    PROFESSORTITULAÇÃO
    Camilo Sávio Tavares LopesEspecialização
    Elizangela Teixeira Longuinho AntiqueraEspecialização
    Fabíola Dalla VechiaEspecialização
    Jhonattan Pinto BarbosaMestre
    Laura Nubia Penquis AbreuEspecialização
    Marcelo Nunes de OliveiraEspecialização
    Mauro Luís de MeloEspecialização
    Renata Beatriz BilegoEspecialização
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