0800-647-4003 | (66) 3402-3200 | (66) 9 9223-0101
Faculdade Cathedral - Barra do Garças - MT
  • Sobre o Curso

    Sobre o Curso

    O Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem como objetivo formar profissionais que sejam capazes de definir as estratégias de atuação de uma empresa no mercado, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los, planejar as formas para vendê-los, cuidar da imagem e da comunicação da empresa, estudar o comportamento do consumidor e o impacto das campanhas de marketing sobre ele. O diferencial deste curso é a ênfase no marketing digital, preparando o acadêmico para utilizar a tecnologia como uma estratégia para sobressair no mercado competitivo.

    Dados do Curso

    GrauTecnológico
    RegimeSemestral
    Duração4 semestres (2 anos)
    TurnoNoturno
    Vagas100
    Autorização Portaria nº 1.202/2004 - Autorização do curso de Marketing
    Reconhecimento Portaria nº 82/2007 - Reconhecimento do curso de Marketing
    Renovação de Reconhecimento Portaria nº 329/2013 - Renovação do Reconhecimento do curso de Marketing

    Coordenação

    CoordenadoraProfª. Ms. Claudia Campos Leite Diello
  • Projeto Pedagógico

    Projeto Pedagógico do Curso

    1. O Projeto

    O Projeto Pedagógico de Curso estrutura-se com base na legislação em vigor, nas Diretrizes Curriculares Nacionais – e em atendimento aos requisitos legais, contemplando ainda, às particularidades apresentadas pela Instituição, pelo curso e pela realidade na qual estão inseridos.

    2. Objetivo do Curso

    O Curso Superior de Tecnologia em Marketing visa formar profissional para atuar nas empresas com o objetivo de definir as estratégias de Marketing, responsabilizando-se pelas atividades de planejamento, gerenciamento e operações da comercialização de bens e/ou serviços, para atrair e manter clientes.

    3. Perfil do Profissional a ser Formado

    Coordena equipes de marketing. Assessora dirigentes de marketing. Gerencia produtos de marketing, serviços e marcas. Planeja, executa e avalia pesquisas e estratégias de mercado. Avalia aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing. Identifica e analisa canais de distribuição. Planeja estratégias de comunicação com os consumidores. Supervisiona as atividades de marketing. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

    4. Campo de Atuação

    O tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados. Atento às constantes mudanças, este profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos.

    5. Matriz Curricular do Curso

    Clique no link para download:

    Faculdade Cathedral - Matriz Curricular - Marketing (PDF)

    6. Metodologia

    A metodologia utilizada é de natureza prática associada à teoria, como: realização de seminários; discussão de cases, organização de dinâmica de grupo, elaboração de relatórios, solução de problemas, simulações, visitas técnicas e projetos integradores/interdisciplinares que visam articular a aprendizagem das disciplinas de cada semestre.

  • NDE e Colegiado

    NDE e Colegiado de Curso

    NDE

    O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, composto por um grupo de docentes designados pela Direção da Instituição, com a finalidade de desenvolver, acompanhar a qualidade e avaliar o Projeto Pedagógico do Curso, bem como auxiliar a Coordenação no acompanhamento da execução dos Planos de Ensino. Ao NDE cabe também conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para análise e posterior aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário.

    Colegiado de Curso

    O Colegiado de Curso é um órgão em nível deliberativo e normativo em sua esfera de decisão, assumindo o papel de articulador da formação acadêmica, auxiliando a Coordenação na definição e acompanhamento dos conteúdos da parte flexível, em especial aqueles que compreendem a parte complementar e tópicos especiais. Participam de sua composição, três representantes do Corpo Docente; um representante dos alunos, além do Coordenador do Curso.

  • TCC ou Projeto Integrador

    TCC ou Projeto Integrador

    Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos substituiu o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso pelo Projeto Integrador, pois, enquanto o Trabalho de Conclusão de Curso avalia, em um único trabalho, o resultado final do curso, o Projeto Integrador avalia a interdisciplinaridade e o conhecimento adquirido em cada módulo, a cada semestre. O Projeto Integrador tem por objetivo a integração dos conhecimentos nas áreas específicas do curso bem como a ambientação do discente na prática das organizações proporcionando, dessa forma, o aprofundamento da relação teoria e prática.

  • Atividades Complementares

    Atividades Complementares

    O Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos além das disciplinas teóricas e práticas que integram a estrutura curricular, considera relevante a aquisição, pelo acadêmico, de saberes que possibilitem a ampliação de sua formação profissional, por isso prevê o desenvolvimento de atividades complementares desenvolvidas dentro ou fora da Faculdade Cathedral. Esse tipo de organização permite que o acadêmico, durante a integralização curricular de 180 (cento e oitenta) horas em Atividades Complementares, interaja com a realidade e as mudanças na sua área de formação. Portanto, a Faculdade Cathedral, para fins de identificação, análise, registro e acompanhamento das Atividades Complementares divide-as nas seguintes modalidades:

    1. Ensino
    2. Extensão
    3. Pesquisa
    4. Representação estudantil
  • Eventos

    Eventos do Curso

    Semana de Gestão e Negócios

    Proporciona aos acadêmicos, professores e egressos do curso um aprimoramento e avivamento dos conteúdos ligados à área de Gestão, bem como acompanhamento da realidade dos diversos segmentos da profissão.

    Visitas Técnicas

    Consiste na visitação dos graduandos, supervisionados por um ou por vários professores, têm o contato direto com os meios de produção de bens ou de serviços. É também uma forma de integrar a comunidade acadêmica com a sociedade empresarial.

  • Professores

    Relação dos Professores

    PROFESSORTITULAÇÃO
    Camilo Sávio Tavares LopesEspecialização
    Cleber Matias de AndradeEspecialização
    Elizangela Teixeira Longuinho AntiqueraEspecialização
    Iniss Pozzobom Costa MewsEspecialização
    Marcelo Nunes de OliveiraEspecialização
    Renata Beatriz BilegoEspecialização
Menu