0800-647-4003 | (66) 3402-3200 | (66) 9 9223-0101
Faculdade Cathedral - Barra do Garças - MT
  • Sobre o Curso

    Sobre o Curso

    O Curso de Pedagogia – licenciatura- docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental assume a responsabilidade de implantar uma política de formação de professores qualificados para desempenhar as funções que lhe são inerentes pois além da sólida fundamentação teórica, oferece forte ênfase na diversidade de projetos interdisciplinares e práticas pedagógicas supervisionadas que desenvolve, em articulação com a Rede de Ensino.

    Dados do Curso

    GrauLicenciatura -Docência na Educação infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    RegimeSemestral
    Duraçãomínimo de 8 semestres e máximo de 12 semestres
    TurnoNoturno
    Vagas100
    Autorização Portaria nº 197/2004 - Autorização do curso de Pedagogia (Normal Superior)
    Reconhecimento Portaria nº 1.087/2006 - Reconhecimento do curso de Pedagogia (Normal Superior)
    Transformação Portaria nº 1.133/2006 - Transformação do curso Normal Superior em Pedagogia
    Renovação de Reconhecimento Portaria nº 175/2014 - Renovação do Reconhecimento do curso de Pedagogia

    Coordenação

    CoordenadorProfª Esp. Elisiane Medianeira Moro Tolio
  • Projeto Pedagógico

    Projeto Pedagógico do Curso

    1. O Projeto

    O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade Cathedral tem sua proposta de trabalho compreendida como condição para a concepção de um processo formativo teórico-prático de qualidade crescente, apoiada numa política de incentivo à formação do educador, capaz de assumir novos desafios que, se configuram no contexto educacional fomentado pelas políticas educacionais, que requerem a figura do professor pesquisador e proativo.

    2. Objetivo do Curso

    O Curso de Pedagogia – licenciatura- docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino objetiva formar pedagogos  para atuarem no ensino da  educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, na produção e divulgação do conhecimento e na  gestão dos sistemas, tendo à docência como a base de sua identidade profissional.

    3. Perfil do Profissional a ser Formado

    O Curso de Pedagogia – licenciatura- docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Faculdade Cathedral, busca construir a identidade profissional por meio do desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades necessárias a compreensão da totalidade da escola e de outros ambientes educativos e a consecução da tarefa de ensinar, de forma interdisciplinar e comprometendo-se com a formação integral dos educandos.

    4. Campo de Atuação

    O campo de atuação é bastante amplo permitindo aos egressos uma grande possibilidade de inserção no mercado de trabalho para atuar em áreas tais como: Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Gestão educacional, projetos e experiências educacionais escolares e não-escolares; Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; Pedagogia Empresarial; Pedagogia Hospitalar; Educação de jovens e adultos; Educação Especial; Laboratórios de informática; Laboratório de Pedagogia – Brinquedoteca; Treinamento de recursos humanos; Orientação e/ou Supervisão Escolar; Áreas emergentes do campo educacional.

    5. Matriz Curricular do Curso

    Clique no link para download:

    Faculdade Cathedral - Matriz Curricular - Pedagogia (PDF)

    6. Metodologia

    O curso adota uma proposta de trabalho pedagógico que desenvolve, além os conteúdos teóricos associados a atividades de natureza prática, por meio de projetos interdisciplinares, iniciação à pesquisa, visitas técnicas, estágios supervisionados, articulados à rede educacional, de modo que o acadêmico tenha espaço para participação ativa na aprendizagem e dela retire habilidades indispensáveis ao domínio de práticas requeridas para o desempenho de atividades inerentes a profissão.

  • NDE e Colegiado

    NDE e Colegiado de Curso

    NDE

    O Núcleo Docente Estruturante é um órgão consultivo é tem a responsabilidade de auxiliar no acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso, propondo alterações e/ou correções que se fizerem necessárias à sua integral consecução para apreciação e aprovação pelo Colegiado de Curso e, posteriormente, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. Além disso, auxilia a gestão do curso nas atividades de planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das atividades realizadas pelo curso no decorrer do período letivo.

    Colegiado de Curso

    O colegiado do Curso de Pedagogia é um órgão de natureza deliberativa e normativa e assume o papel de articulador da formação acadêmica. Além disso, acompanha e monitora, juntamente com a Coordenação e Núcleo Docente Estruturante, o processo de ensino e aprendizagem no intuito de adequar as orientações para que a formação prevista no Projeto do curso ocorra de forma plena, contribuindo para a inserção adequada do futuro profissional na sociedade e no mercado de trabalho., ligado aos cursos, a quem cabe deliberar sobre assuntos específicos de ensino extensão.

  • Estágio

    Estágio

    As atividades previstas para o estágio supervisionado deverão ser desenvolvidas em escolas da comunidade selecionadas e indicadas conforme o compromisso e a disponibilidade firmados em Termo de Convênio entre a Faculdade Cathedral e as Secretarias Municipais de Educação. A disciplina é obrigatória para conclusão do curso de Pedagogia, para tanto, o acadêmico deverá estar regulamente matriculado, realizar as atividades teóricas e práticas, de acordo com a carga horária determinada, realizar o registro de todas as ações no seu caderno de campo e entregar o relatório reflexivo sobre a experiência. As disciplinas de Estágio Supervisionado integralizam 400 (quatrocentas) horas e são obrigatórias para a conclusão do curso. É realizado em cinco semestres consecutivos, configurado da seguinte forma:

    • No terceiro semestre: Contexto Escolar – 80 horas
    • No quarto semestre: Práticas Educativas na Educação Infantil – 60 horas
    • No quinto semestre: Práticas Educativas no Ensino Fundamental – 60 horas
    • No sexto semestre: Intervenção Pedagógica na Educação Infantil – 80 horas
    • No sétimo semestre: Intervenção Pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental – 80 horas.

    O relatório final, das experiências vivenciadas nos estágios, é também o trabalho de conclusão do curso.

  • Brinquedoteca

    Brinquedoteca

    A Brinquedoteca é um laboratório de apoio pedagógico do Curso de Pedagogia, no qual os acadêmicos podem pensar, discutir, analisar, e investigar o valor do brinquedo e das brincadeiras no desenvolvimento da criança. É também um espaço para planejamento, oficinas, confecção de material didático, apresentações e aulas diversas. Para a comunidade externa, o atendimento acontece a partir do desenvolvimento de projetos interdisciplinares que são planejados e desenvolvidos na Brinquedoteca com o objetivo de oferecer aos alunos das escolas a experiência de aprender brincando, em um espaço seguro, com rico acervo bibliográfico e diversificados materiais didáticos e pedagógicos. Ainda é possível o atendimento na Brinquedoteca da Faculdade por meio de agendamento prévio, da parte das próprias escolas, que tiverem interesse em trazer seus alunos para serem assistidos pelos acadêmicos do curso de pedagogia, sob a supervisão do professor regente, e acompanhamento da Coordenação do Curso, sendo a escola, responsável pelo translado dos mesmos, conforme o Regulamento da Brinquedoteca. Durante o atendimento serão oferecidas atividades como: jogos pedagógicos, sensoriais e motores; brincadeiras populares; brinquedos diversos; leitura de livros de histórias infantis; contação de histórias; teatro de fantoches; oficinas de pintura e de confecção de brinquedos a partir de reaproveitamento. As regras de utilização do espaço Brinquedoteca atendem regulamento próprio.

  • TCC

    TCC

    O TCC é desenvolvido necessariamente de acordo com a trajetória percorrida pelo acadêmico durante os estágios supervisionados, sob a orientação de professores vinculados à Faculdade Cathedral, devendo ser elaborado em forma de RELATÓRIO FINAL. De acordo com regulamento próprio, o acadêmico deve elaborar o TCC em dois momentos. Primeiramente, será desenvolvida a Versão Preliminar do Relatório, como instrumento de avaliação bimestral do 1º bimestre da disciplina de Organização do Trabalho de Conclusão de Curso, do oitavo semestre do curso. As avaliações parciais dessa disciplina, no primeiro bimestre, serão solicitadas pelo professor orientador e compreenderão: Resumos, Fichamentos, Levantamentos Bibliográficos e/ou Elaboração Parcial do Relatório, dentre outras propostas. O segundo momento constitui-se na entrega da Versão Final do Relatório, que deverá ser entregue ao professor orientador, sendo computada ainda a defesa do TCC realizada junto a Banca Examinadora, nos prazos determinado no calendário Institucional, para avaliação do segundo bimestre da disciplina: Organização do Trabalho de Conclusão de Curso.

  • Atividades Complementares

    Atividades Complementares

    O Curso de Pedagogia, além das disciplinas teóricas e práticas que integram a estrutura curricular considera relevante a aquisição de saberes que possibilitem a ampliação da formação profissional, por isso prevê o desenvolvimento de estudos independentes e complementares. Entende-se por Atividades complementares o conjunto de atividades extracurriculares realizadas pelos acadêmicos, a título de atualização continuada,  tais como:  participação em congressos, simpósios, jornadas, seminários, encontros, conferências, palestras, mostras, viagens, estágios não curriculares, projetos de iniciação científica, projetos de extensão, monitorias,  projetos multidisciplinares,  fóruns de discussões virtuais, chat, teleconferências, videoconferências, serviços voluntários em áreas afins e de outras atividades, presenciais ou a distância.  As atividades complementares, de acordo com o regulamento próprio, constituem como um componente obrigatório para a conclusão do Curso e exigem um total de 200 horas, que, representam 5.94% da carga horária total do Curso, não alocadas em nenhum semestre específico, distribuídas em 04 modalidades: Ensino – até 120 horas; Extensão – até 80 horas; Pesquisa – até 60 horas; Representação Estudantil – até 40 horas.A organização dos conteúdos em torno das atividades complementares deve favorecer a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de diversos campos de conhecimento.

  • Eventos

    Eventos do Curso

    O Curso de Pedagogia realiza anualmente a Semana do Curso, com atividades que atendem envolvem educação ambiental, direitos humanos, relações étnico raciais, inclusão entre outros temas pertinentes a diversidade e volatilidade do contexto educacional.

  • Professores

    Relação dos Professores

    PROFESSORTITULAÇÃO
    Camila Rodrigues Viana FerreiraMestrado
    Elizabeth Botelho de CedroEspecialização
    Francisneire
    Gisele Silva Lira de ResendeDoutorado
    Mariah Gonçalves da SilvaEspecialização
    Maria Jose de Souza Vaz E SilvaEspecialização
    Marli Terezinha Wagner AdamsMestrado
    Marta Maria GamaEspecialização
    Michele Salete reis
    Thereza Cristina Rocha Dos Arbués CarneiroEspecialização
Menu