Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Cathedral apresentam trabalho em Colóquio Internacional
Os colóquios/congressos acadêmicos mais do que uma boa oportunidade para obter horas de atividades complementares, são possibilidades para adquirir e trocar conhecimento. Por se tratarem de atividades educacionais fora da sala de aula, oferecem aos participantes a convivência com outros cenários, outras realidades que, somadas à realidade de cada um, transformam-se em aprendizagem.
Pensando nisso, acadêmicos do 10º semestre do curso de Direito da Faculdade Cathedral, Anizio Alves de Oliveira Neto, Camila Carvalho Silva e Jadarlene Vanessa Machado da Silva, custeados pela Instituição, se inscreveram e tiveram os seus Trabalhos de Conclusão de Curso, selecionados para participarem do VII Colóquio Internacional de Direito e Literatura, realizado entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, na cidade de Belo Horizonte – MG.
O VII Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL), é resultado de uma parceira da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL), com os Programas de Pós-Graduação em Direito da UFMG, UniFG e UnB, que conta com o apoio de dezenas de instituições nacionais e estrangeiras. Em sua sétima edição, o CIDIL reuniu pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, professores da rede pública e demais interessados, abarcando as áreas do Direito, Letras, Artes, Filosofia, História, Sociologia, Psicologia e demais campos das ciências humanas. Com a temática “Narrativas e Desafios de uma Constituição Balzaquiana”, o VII CIDIL fez homenagem aos trinta anos da promulgação da Constituição Cidadã.
Na ocasião, os acadêmicos apresentaram os seus trabalhos no dia 31 de outubro. Anízio apresentou o trabalho com o título “Uma Análise do Crime de Estupro de Vulnerável”, baseado na obra ‘O abraço’ de Lygia Bojunga. Camilla apresentou “As faces da Violência Contra a Criança”, baseado na obra ‘Sapato de Salto’de Lygia Bojunga, e Jadarlene, “Uma interpretação jurídico-literária”, baseado no conto ‘A Confissão de Leontina’ de Lygia Fagundes Telles. Vale ressaltar que as apresentações são realizadas ininterruptamente, sendo uma referência do Direito e da Literatura, oferecendo ampla discussão e permutação de conhecimento, quanto à temática em questão.
A Prof.ª. Ms. Larissa Claro, orientadora de Anízio, Camilla e Jadarlene, ressalta: “a participação dos acadêmicos em eventos deste porte, potencializa a integração e a assimilação do conhecimento jurídico interdisciplinar, possibilitando a formação de futuros operadores do direito com visão crítica e ética. Além disso, nossos alunos tiveram a oportunidade do contato com professores renomados e autores de grandes obras, como exemplo, o Prof. André Trindade, considerado o Papa do Direito e da Literatura”, evidenciou Larissa.
Sobre a participação no Colóquio Internacional, o acadêmico Anízio Alves de Oliveira Neto, disse: “a experiência de participar de um colóquio internacional, foi uma oportunidade única. Poder mergulhar em novas evidências, bebendo da fonte do Direito e da Literatura, é algo indescritível. No entanto, não apenas o conhecimento teórico nos enriquece em momentos como esse, mas, principalmente, o network desenvolvido. Encontrar autores de renome, e que suas obras serviram de referência, durante a graduação, é enriquecedor”, afirmou Anízio.
Para a acadêmica Camilla Carvalho Silva, a experiência de participar do Colóquio Internacional em Belo Horizonte foi incrível e inesquecível: “ter a oportunidade de representar a cidade de Barra do Garças e a Faculdade Cathedral, em um evento de tamanha grandeza e de nível internacional, foi sem dúvidas uma grande honra. Tal conquista representou um divisor de águas na minha vida acadêmica e profissional, oportunidade em que pude perceber o quanto evoluí como acadêmica e futura operadora do Direito. Agradeço a nossa orientadora Prof.ª Larissa e a Faculdade Cathedral pela capacitação que me fora proporcionada durante a graduação, abrindo meus horizontes para saber que o impossível é só questão de tempo e determinação”, destacou Jadarlene.
O Coordenador do curso de Direito da Faculdade Cathedral, Prof. Ms. Ronny Camilo Cesar Motta conclui: “Anízio, Camilla e Jadarlene, três grandes exemplos da excelência do ensino do curso de Direito da Faculdade Cathedral e sinônimos de comprometimento e dedicação. Honrosamente, felicito e parabenizo os caríssimos, por mais esta conquista alcançada com muito êxito. Não poderia deixar de destacar a honrosa orientação da Prof.ª Larissa, que mantém um alto nível de excelência na prática docente”.