0800-647-4003 | (66) 3402-3200 | (66) 9 9223-0101
Faculdade Cathedral - Barra do Garças - MT

Cathedral sustentável

Nos dias atuais, a sustentabilidade é um dos temas mais discutidos por pessoas e organizações, devido a grande preocupação existente com as questões ambienteis.

E a Cathedral Sustentável é a afirmação do compromisso da Faculdade Cathedral com o Vale do Araguaia, em alavancar suas capacidades institucionais para contribuir com o desenvolvimento profissional e regional, formando profissionais capazes de se ajustar às ameaças e oportunidades que surgem em função do novo contexto mundial, provocado por mudanças econômicas e climáticas.

No âmbito de abrangência da IES, questões relacionadas ao meio ambiente também estão no centro das atenções e, constantemente, são assuntos estudados e discutidos em sala de aula. Especificamente no cenário local, as atividades garimpeiras e o plantio desordenado de lavouras comprometem a sobrevivência do rio Garças, um dos principais afluentes do rio Araguaia, região leste de Mato Grosso. Os danos ambientais são visíveis no período de estiagem e o assoreamento avança com a formação de enormes bancos de areias e obstrução do seu canal natural. A degradação ambiental combinado com o processo de desmatamento das matas ciliares para dar lugar às lavouras, combinado com a extração ilegal de metais preciosos, vem colaborando para esse fim.

Percebe-se que a problemática ambiental, tanto em nível local e global, exige mudanças de comportamentos, de discussão e construção de formas de pensar e agir na relação que o ser humano tem com a natureza.

É nesse contexto que a Faculdade Cathedral, ao promover a Cathedral sustentável, reitera seu propósito em “promover estudos e atividades relacionadas à defesa e preservação do meio ambiente” por meio de ações propostas e realizadas pelos cursos ofertados pela instituição, bem como por demais departamentos que integram a IES, evidenciadas pelo “Passeio de Caiaque”, “Projeto Praia Limpa”, além de pesquisas vinculadas ao Núcleo de Iniciação Científica.

A efetivação contínua de ações voltadas a questões ambientais possibilita a comunidade acadêmica e local, a busca de novas formas de pensar e agir, individual e coletivamente e de respeito para com o meio em que os diferentes grupos sociais estão inseridos.

Missão

Nosso propósito é o fortalecimento da capacidade da Faculdade Cathedral em contribuir, de forma inovadora e eficaz, para o desenvolvimento sustentável da região do Vale do Araguaia.

Visão

Ser reconhecido nacionalmente como uma Instituição de Ensino Superior, comprometida com o desenvolvimento regional sustentável e referência na mensuração e avaliação do grau de sustentabilidade em organizações públicas e/ou privadas.

Aprendizagem

A perspectiva da Aprendizagem da Cathedral Sustentável diz respeito ao fortalecimento da dimensão da sustentabilidade em todos os componentes curriculares nas diversas áreas do conhecimento dos cursos de graduação e pós-graduação, através de atividades interdisciplinares entre os cursos, projetos integrados, nas pesquisas e projetos aplicativos.

Todo o corpo docente é estimulado a considerar reformas pedagógicas em seus conteúdos e metodologias para integrar a temática da sustentabilidade em suas aulas e também em convidar a comunidade acadêmica a experimentar os conhecimentos acerca

Ação Social

No intuito em compartilhar conhecimento, através de capacitação de gestores públicos e membros de comunidades carentes, por programas de ações sociais, eventos, publicações e outros meios de comunicações, a Cathedral Sustentável, através de seus projetos e práticas ecoeficientes em suas operações, busca contribuir na melhoria na qualidade de vida e na promoção e prevenção da saúde pública e na institucionalização de uma cultura de sustentabilidade na região do Vale do Araguaia.

Menu