0800-647-4003 | (66) 3402-3200 | (66) 9 9223-0101
Faculdade Cathedral - Barra do Garças - MT

NAP – NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

Sala 26 – Bloco I
66 3402 3204 – Ramal 263
Atendimento: Segunda-feira: 8:00h às 12:00h – 18:00h às 22:00h

Quinta feira: 18:00h às 22:00h

Sexta-feira: 8:00h às 12:00h – 18:00h às 22:00h

[email protected]

 

  1. Apresentação

 

Em tempos contemporâneos o mercado de trabalho tem sido cada vez mais competitivo e, consequentemente, em razão disso há um movimento maior de pessoas ingressando em cursos superiores, em busca de qualificação para atuarem nas mais diversas áreas do conhecimento.

Nesse sentido, é importante que as instituições de ensino superior se atentem às necessidades desses sujeitos, oferecendo ambientes e metodologias adequadas para que desenvolvam autoconhecimento, a fim de ampliem a consciência sobre si e sobre suas relações com o mundo, para que se tornem capazes de recriar-se no movimento de construção e reconstrução contínua da realidade a sua volta.

Para tanto, faz-se necessário olhar para cada acadêmico que ingressa na Instituição levando em conta que é um ser composto por corpo, mente e emoção, que busca o desenvolvimento da cognição, da afetividade, da subjetividade e da objetividade.

 

 2.Justificativa

 

Considerando os princípios fundamentais da Faculdade Catedral, expressos em sua missão, visão e valores, o NAP- Núcleo de Apoio Psicopedagógico, se consolida como um espaço que auxilia acadêmicos, professores e demais colaboradores da Instituição na busca de melhorias em seu desempenho acadêmico, profissional e pessoal, visando o pleno desenvolvimento da pessoa humana. O NAP se mostra ainda como ferramenta de grande importância para auxiliar na formação de profissionais conscientes, críticos e capazes de atuarem no mercado de trabalho.

 

  1. Objetivo Geral

 

Auxiliar alunos, professores, coordenadores e demais colaboradores nos aspectos cognitivos, sociais, afetivos e emocionais visando o pleno desenvolvimento da pessoa humana e propiciando um bom desempenho profissional e acadêmico.

 

  1. Público Alvo

Alunos, professores, coordenadores e demais colaboradores da Faculdade Cathedral.

 

  1. Metodologia

Nesse espaço de apoio, são priorizadas a observação, a investigação fenomenológica, escuta empática e intervenção, quando necessário.  Considerando tal perspectiva, o NAP tem como embasamento teórico a Gestalt Terapia de Fritz Perls associada ao campo da educação que culminou na Gestaltpedagogia, sendo uma referência valiosa para se pensar o âmbito educacional e o ensino no campo institucional. A meta da Gestaltpedagogia é criar, partindo das necessidades dos alunos, enxergando-os como o centro, como um ser de possibilidades e responsabilidades.

 

  1. Profissional Psicóloga

 

Lívia de Oliveira Teixeira Dias Carvalho. Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Gestão Escolar, especialista em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com ênfase em Psicopedagogia, Pós-graduada em Gestalt Terapia. Psicóloga, Pedagoga, e licenciada em Educação Física. Atualmente é professora efetiva no Município de Barra do Garças e atende como Psicóloga responsável pelo NAP da Faculdade Cathedral e atende na Clínica Illuminare em Barra do Garças, atuando principalmente no seguinte tema: Psicologia, psicoterapia infantil, teorias da aprendizagem, educação, inclusão e formação de professores.

 

  1. Local de Atendimento

 

Os atendimentos são realizados nas dependências da instituição, na sala 26, em local que resguarda a privacidade para aqueles que procuram o atendimento. A sala contempla a acessibilidade, sinalizada, contemplando as necessidades para a qualidade do atendimento.

 

  1. Bibliografia

 

CAVALCANTI, Adriane. Gestalt-terapia e psicopedagogia. Construção Psicopedagógica. Vol. 22 n. 23, 2013.

 

CEZAR, Adieliton Tavares.  Gestaltpedagogia: um caminho trilhado na intersubjetividade. Debates em Educação.  Vol. 10, n. 20, 2018.

 

JOYCE, Phil; SILLS, Cgharlotte. Técnicas em Gestalt: aconselhamento e psicoterapia. Petropolis: Vozes, 2016.

 

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Gestalt-Terapia: refazendo um caminho. São Paulo: Summus, 1985.

 

Menu